Home / Destaque / Ensino Médio / Institucional / Notícias

Vencedores do I Desafio Dante GEN de Empreendedorismo vão para Washington-DC

Em 19 de dezembro de 2018

Os alunos vencedores da primeira edição do Desafio Dante GEN de Empreendedorismo viajaram para Washington-DC, nos Estados Unidos, entre os dias 26 e 29 de novembro. Acompanhados pelo professor de tecnologia educacional Rodrigo Assirati, os sete estudantes puderam apresentar os projetos campeões no Inter-American Development Bank (BID) e no Brazil Institute do Wilson Center, além de visitar importantes pontos turísticos relacionados à política estadunidense, como o Capitólio, o Memorial Martin Luther King e os Arquivos Nacionais, e de aprender sobre o sistema judicial dos EUA com o juiz sênior Peter J. Messitte no Tribunal do Distrito Federal de Maryland. Na corte, os jovens também conversaram com procuradores e desembargadores brasileiros e divulgaram suas ideias. “É muito importante. Para você ter uma ideia do prestígio que foi essa visita, Sergio Moro fez uma palestra lá este ano e agora o mesmo público ouviu nossos alunos. Não é pouca coisa”, afirma Rodrigo.

Os projetos vencedores foram “H2Oxum”, desenvolvido pelos alunos Bruno Martelli de Freitas, Davi Perides Roizman e Helena Garrido Martos, da 2ª série A; e “Sustentabilidade com Visibilidade”, criado pelos estudantes Luiza Franco Riso, Maria Clara Julio Carvalho, Pedro Paulo Gaudenci Alves e Taís Bucci Rodrigues Netto, da 1ª série D. As duas iniciativas se destacaram entre os 150 projetos apresentados, que foram avaliados por professores do Colégio Dante Alighieri e também por convidados externos como professores universitários, empresários e cientistas. O anúncio dos vencedores aconteceu na Mostra Dante GEN, no dia 9 de novembro. Todos os alunos do Ensino Médio participaram do Desafio, cujo objetivo era desenvolver soluções de políticas públicas para problemas urbanos com impacto social positivo.

O “H2Oxum” seria uma fundação sem fins lucrativos para levar água potável a moradores em situação de rua em São Paulo por meio de garrafas tecnológicas que funcionariam como filtros portáteis, usando parceria público-privada para distribuir o material em centros de acolhida para adultos (albergues da prefeitura). Reportagens e estudos mostram que essa população sofre mais com a falta d’água do que com a fome, gerando inúmeros problemas relacionados à saúde e à higiene e onerando o SUS. Já o “Sustentabilidade com Visibilidade” pretende renovar os cestos de lixo reciclável com um novo design, instalando mais lixeiras em toda a cidade de São Paulo, além de simplificar e facilitar a separação do lixo com recursos visuais – os cestos continuariam seguindo as cores-padrão da reciclagem, mas teriam o formato dos principais produtos de cada categoria. A ação seria acompanhada de uma forte campanha de conscientização e ajudaria a evitar a contaminação do lixo reciclável, além de aumentar o volume de reciclagem na capital paulista – que hoje representa apenas 3% do total de resíduos gerados.

Postura exemplar

“Nossos alunos ainda são adolescentes e estudantes do Ensino Básico, mas tiveram a oportunidade de apresentar suas ideias para o BID, falando para todos os representantes do Brasil e tendo um feedback muito positivo da diretoria. O BID usa dez critérios de avaliação para projetos, e as iniciativas do Dante foram aprovadas em nove deles – só não passaram em todas justamente por serem projetos escolares e não ações verídicas de empresas ou instituições consolidadas. Mas imagine um garoto de apenas 15 anos sentando na mesa do BID e sendo tratado de igual para igual. É uma experiência única da vida, e nos deu muito orgulho de nossos estudantes”, diz Assirati, emocionado. Ele conta que os alunos tiveram uma postura exemplar durante toda a viagem, valorizando as oportunidades de forma muito madura e aproveitando-as ao máximo.

No Wilson Center, os dantianos também receberam elogios e deixaram os representantes do Brazil Institute muito impressionados. “São pessoas que avaliam projetos de políticas públicas todos os dias, que entendem muito do assunto, e elogiaram os projetos dos nossos alunos”, comemora o professor. A equipe do Wilson Center também colocou os estudantes em contato com a coleta seletiva da cidade de Washington, para que pudessem conhecer o processo e trazer conhecimento e mais ideias para o Brasil. “Esse intercâmbio cultural também foi muito importante, saber como os EUA tratam as políticas públicas e como respeitam a sua constituição. A visita ao Capitólio e à corte federal foi muito impactante e nos ensinou muito”, conclui Assirati.

Categorias: Destaque, Ensino Médio, Institucional, Notícias