Categorias: Educação Infantil, Notícias

A última semana de aula da Educação Infantil reservou um momento especial para os pequenos dantianos: a exposição “Natureza do Jardim”. A atividade interdisciplinar, que reuniu alunos, familiares e professores em um momento de integração e contemplação, foi o resultado de um trabalho desenvolvido ao longo do ano, durante o qual os estudantes se aproximaram e aprenderam sobre a natureza e sua importância para os seres vivos e para o planeta.
Assim, entre os dias 11 e 12 de dezembro, as turmas do Jardim expuseram e apresentaram suas obras para o público visitante nos horários de entrada e de saída. Na ocasião, cada sala teve a liberdade de se aprofundar em um tema específico, desde que estivesse relacionado com o tópico central – a natureza. O repertório foi sendo construído ao longo das aulas e de atividades pedagógicas em espaços do Colégio, como o Telhado Verde, a compostagem e o jardim do edifício Leonardo da Vinci.


O Jardim B, por exemplo, trabalhou com os cinco sentidos do corpo humano – olfato, visão, audição, tato e paladar –, a partir da observação da natureza, por meio da qual puderam ter contato com diferentes aromas e texturas das plantas. A exposição da turma contou com uma trilha sensorial, com desenhos e com a criação de uma pequena árvore cujas folhas continham o nome dos alunos da sala. “As crianças se engajaram bastante. O Telhado Verde foi o lugar principal onde tudo aconteceu, e elas ficaram muito interessadas. Os alunos trabalharam em grupo ali, e aquela árvore que eles construíram foi um trabalho coletivo. Ela é o símbolo dessa iniciativa”, explica a professora Stephanie Santos.
Temas como os elementos da natureza (terra, água, ar e fogo) e o impacto que as mudanças climáticas causam no meio ambiente também foram abordados por outras turmas, cujas criações estavam atreladas com trabalhos de artistas estudados em sala de aula.


“A ideia foi trabalhar a questão da preservação e da importância da natureza. No decorrer do estudo dos artistas, foram aparecendo esses elementos da natureza, e, assim, fomos juntando os conteúdos”, comenta a professora Ana Luiza Proença, do Jardim C. “Nosso projeto trilhou por diversos caminhos, e, juntos, os alunos puderam ajudar a natureza e descobrir como serem ajudados por ela. As mudanças climáticas estão acontecendo e atingindo todos nós. Da mesma forma que a natureza cuida dos seres vivos, também devemos cuidar dela”, ressalta a professora Nicolle Rodrigues, do Jardim G.

A exposição contou com grande adesão do público convidado, que pôde circular pelas salas do Jardim, no edifício Michelangelo, e conhecer o trabalho desenvolvido pelos alunos. “Nós, pais e responsáveis, ficamos curiosos para participar do cotidiano de nossos filhos. E essas atividades me encantam! Eu adoro vir ao Colégio e acompanhar o que eles estão fazendo. Isso é muito bom!”, celebra Eduarda Esteves, mãe de Carlos Eduardo Esteves Marcondes. “O fato de a proposta estar relacionada com a natureza me faz perceber como ela reflete no comportamento do meu filho dentro de casa. Agora, ele interage mais com as plantas. Está linda a exposição! Sendo ex-aluna, é mais uma emoção estar aqui no Colégio e acompanhar o crescimento deles aqui”, conclui.

