Treinadores da Universidade de Utah ministram clínica de basquete no Dante

Publicado em 21 de agosto de 2018 às 18:40

Nos dias 7 e 8 de agosto, alunos dos times feminino e masculino de basquete do Dante participaram de uma clínica especial com Adjalma “Vando” Becheli e Ray Jones Jr., da Utah State University Eastern. Vandinho, como é conhecido, é head coach da universidade americana, onde trabalha há 11 anos. Antes de ir para os EUA, Vandinho passou 20 anos como jogador e treinador profissional aqui no Brasil, tendo treinado o jogador brasileiro Rafael Araújo, o Bábby, que foi para a NBA. O treinador também esteve à frente da equipe feminina de basquete da Austrália nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016.

“O Vandinho trabalhou comigo no Club Athletico Paulistano há muitos anos e hoje é um dos únicos brasileiros realizando esse trabalho nos EUA. Ele teve uma trajetória longa e de muito esforço para chegar lá, é um cara muito ético e íntegro e trouxe para nós os fundamentos do basquete americano, com um treino muito intenso e com bastante disciplina”, elogia o professor de educação física Eduardo de Angelis, que acompanhou a clínica.

Já o americano Ray é treinador assistente e braço direito de Vandinho e se comunicou com nossos alunos em inglês, ensinando termos originais do esporte em sua língua nativa e estimulando o aprendizado do vocabulário no campo esportivo. Ray também já foi jogador profissional, quando ainda estava cursando a universidade. As aulas foram direcionadas para as equipes de 12 a 14 e de 15 a 17 anos e contaram também com a participação de Pedro Manoel Marques Silva, brasileiro de 20 anos que foi estudar na Utah State e, em setembro de 2018, passa a integrar oficialmente o time de Vandinho como freshman após uma temporada de treinos como red shirt (quando o atleta participa dos treinos, mas ainda não é titular do time). Pedro veio contar sobre sua experiência e serviu como exemplo para os nossos estudantes que pensam em se profissionalizar e treinar nos EUA.

“Sinceramente, treinar os times de basquete da universidade de Utah e do Dante não é assim tão diferente, já que as lições que queremos passar dentro da quadra são as mesmas que queremos que os alunos levem para a vida: trabalho duro, sempre dar o seu melhor, aprender a lidar com o fracasso e saber perder. Essa é nossa filosofia na Utah e estamos alinhados com o que o Dante faz, que é formar o cidadão além do atleta”, disse Ray.

“Para nós é uma honra estar aqui no Dante pela história que o Colégio tem e toda sua tradição no basquete. Também gostaria de elogiar os alunos, que estavam superinteressados e focados durante as nossas aulas, dando seu máximo no treino”, concordou Vandinho. Sobre as diferenças entre o basquete brasileiro e o americano, ele afirmou: “o americano é mais intenso no que faz. O jogo lá é mais veloz e com mais atletismo. Aqui temos um basquete mais fundamentado, mas lá é mais atlético”.