Telhado Verde é reinaugurado após reforma

Publicado em 30 de setembro de 2019 às 17:43
Crianças plantam mudas em novo telhado verde do Dante

O Telhado Verde, um dos espaços mais especiais do Dante, foi reinaugurado em setembro após passar por uma reforma. “Aproveitando a necessidade de reforçar a impermeabilidade do telhado, fizemos também uma reformulação do espaço com a ajuda de uma arquiteta para otimizar as aulas e a experiência dos alunos. Usamos tijolo ecológico na obra, um material que não passa pelo processo de queima”, explica Joaquim Félix, gestor ambiental do Colégio.

O jardim sensorial

Agora, o Telhado Verde conta com uma mandala de canteiros, que funciona como um caminho sensorial em uma espécie de labirinto, para que os alunos transitem tendo mais contato com as plantas. “Queremos que as crianças circulem por ali com menos pressa, interagindo mais, sentindo aromas e texturas, prestando mais atenção ao passear pelo jardim. É uma ideia que permite diversas explorações pedagógicas e vários benefícios. Também queremos criar, dentro dessa mandala, um piso tátil com várias camadas diferentes de sensibilidade para os alunos andarem descalços. Um trecho com areia, outro com pedras, outro com folhas secas, um com uma piscininha de água etc.”, conta Joaquim.

Alunas mexendo na horta

As turmas já estão aproveitando a novidade com aulas no local, além de participarem ativamente na plantação dos novos canteiros. Joaquim ainda comenta sobre mais algumas novidades que a obra trouxe: “Hoje temos um espaço maior de circulação, apesar da quantidade de plantas ter se mantido igual. Vamos aumentar o minhocário e continuamos com a compostagem, que hoje trata 95% do resíduo orgânico de todo o Colégio. A nossa tenda, que é a sala de aula lá, ficou centralizada, mais próxima das plantas, para que a turma ficasse inserida no meio da horta. Queremos que as crianças tenham uma vivência ainda mais completa”.