Semana Literária homenageia Leonardo da Vinci

Publicado em 12 de novembro de 2019 às 17:04
Categorias: , , , , ,
flash mob

Em 2019 completam-se 500 anos da morte de Leonardo da Vinci, um dos maiores artistas e inventores de todos os tempos e símbolo da cultura italiana. E ele foi escolhido como tema da Semana Literária deste ano, com o slogan “Leonardo da Vinci: Linguagens em Renascimento, 500 anos depois”. Do dia 21 ao dia 25 de outubro, o evento contou com várias atrações em sua programação, como a visita dos autores Milton Hatoum, Toni Brandão, Bernardo Kucinsky, Anna Flora e Regina Machado, que vieram ao Dante conversar com alunos que estão lendo suas obras, um flash mob no pátio central do Colégio e uma palestra do professor Milton Sgambatti, coordenador do Departamento de Matemática, que também é autor e apresentou sua obra “A Morte Do Narrador”.

Bernardo Kucinsky

Ainda houve contação de histórias sobre da Vinci com a Cia. Ruído Rosa e apresentação de contos de terror feita pelos alunos do 9º ano, além de rodas de leitura e conversa, teatro, jogos de tabuleiro, exposições de trabalhos nos corredores do edifício Ruy Barbosa e no acesso ao edifício Michelangelo e de uma mesa-redonda sobre HQ com os professores Aline Zouvi, Marco Vinicius Portella e Thomaz Elias Barnezi.

palestra com autores

“Um dos objetivos da Semana Literária é mostrar para pais e professores de outras áreas como funcionam as rodas de leitura com eventos abertos, trazendo famílias para dentro da escola e com alunos conduzindo e mediando todas as atividades. Tivemos na mesa-redonda de HQ o aluno Lucas Lima, da 3ª série F, fechando a roda com um depoimento final bem bonito, e outros formandos contando como a literatura foi importante na vida deles e no seu percurso no Colégio”, conta a professora Márcia Vaz, coordenadora do Departamento de Língua Portuguesa. Mas o ponto alto do evento foi a Noite de Celebração, em 23 de outubro, que incluiu a cerimônia de premiação do concurso de produção textual, com avaliação dos trabalhos feita pela Academia Paulista de Letras (APL).

cerimônia de celebração

Concurso de redação com a Academia Paulista de Letras

O auditório Miro Noschese ficou lotado de alunos, pais e professores para a cerimônia, que contou com a participação do presidente do Dante, dr. José Luiz Farina, os escritores da APL Anna Maria Martins e Mafra Carbonieri, o representante da APL Joaquim Maria Botelho e as professoras Valdenice Minatel de Melo Cerqueira, diretora-geral pedagógica do Colégio, Sandra Tonidandel, coordenadora-geral pedagógica do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, e Márcia Vaz.

membros da academia paulista de letras

“Que honra e que orgulho estar aqui hoje com vocês celebrando um marco na nossa história. Há muitos anos o Dante faz concursos de redação, mas a grande inovação de 2019 começou como um sonho e parceria do dr. Messina [José de Oliveira Messina, falecido em 2014, foi presidente do Dante] e do dr. Farina com a APL para que os alunos pudessem ter seus textos avaliados por estes escritores imortais. Este é um momento e um reconhecimento dos quais vamos nos lembrar para sempre”, disse a professora Sandra. “Lemos com carinho cada um dos trabalhos e ficamos muito felizes com os resultados. Hoje vamos homenagear aqueles que mais nos impressionaram, mas parabenizamos a todos que participaram”, disse Joaquim.

alunos premiados

Foram premiados alunos do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, com trabalhos em diferentes linguagens e gêneros – fábula, relato de memória, vídeos, conto de ficção científica, texto de opinião e dissertação argumentativa.

homenagem aos professores

A aluna Marina Bonatto Fairbanks, da 2ª série E do Ensino Médio, subiu ao palco para contar sobre o processo de criação do logotipo da Semana Literária, feito por ela, e a aluna Maria Eduarda Carbonari Cruz, da 1ª série F, apresentou uma música de sua autoria, chamada “Saudade”, cantando e tocando violão para homenagear todos os professores do Departamento de Língua Portuguesa. No final, houve também uma linda apresentação do VocalDante inspirada na época do renascimento sob regência da maestrina Gisele Cruz e com participação da dupla “Las Brujas”.

las brujas

Para encerrar o evento, o grupo convidou todos os presentes para uma dança circular no pátio do edifício Galileo. “O Leonardo também era músico, compositor e cantor. Há relatos de que ele era um ótimo tenor. Não há registros de nenhuma obra musical dele, mas pesquisamos a música que se fazia na época em que ele viveu e convidamos vocês para virem conosco até o século XVI”, explicou Gisele.

dança circular
, , , , ,