Sala de aula do Dante aparece em especial da Reuters

Publicado em 9 de outubro de 2015 às 17:05

A agência internacional de notícias Reuters publicou, no fim de setembro, um especial nomeado “Escolas ao redor do mundo”, no qual apresentou, por meio de fotografias, diferenças constatadas na realidade da sala de aula de diversos países. Mais de 30 fotos foram publicadas, e, entre as três escolas brasileiras apresentadas, lá estava o Colégio Dante Alighieri. As outras fotos tiradas no Brasil são do estado do Amazonas.

Um texto na página da Reuters faz um chamado à reflexão sobre as condições da educação no mundo, apresentando tanto dados positivos constatados nos últimos anos quanto mazelas que persistem em grande parte dos países. Falou-se, por exemplo, do fato de o número de crianças com idade para ingressar na escola no primário, mas que seguiam fora dela, ter caído de 100 milhões em 2000 para 57 milhões em 2015, de acordo com dados da ONU. Ainda assim, dados do Banco Mundial indicam que, atualmente, há mais de 120 milhões de crianças fora da escola, enquanto 250 milhões, embora tenham acesso a ela, continuam analfabetos.

As fotos apresentam situações variadas: há salas de aula destinadas a crianças refugiadas, escolas funcionando em condições precárias (enquanto alunos e professores demonstram empenho em tirar o melhor proveito possível da situação) e salas formadas por adultos, entre outras. O ensaio pode ser visto no site da Reuters e, completo ou parcialmente, em outros veículos, como a Folha de S. Paulo, o jornal britânico The Guardian e o portal G1.

Confira a foto feita por Paulo Whitaker no Dante:

reutersgde