Dante Escuta
Moodle Colégio Dante Alighieri
Home / Destaque / Notícias / Notícias da Home / Notícias em Destaque

Retorno das atividades extracurriculares, facultativas e opcionais para os alunos

Em 2 de outubro de 2020

A prefeitura de São Paulo comunicou no dia 17 de setembro o decreto Nº 59.774, que autorizou a retomada de atividades presenciais em 7 de outubro de forma limitada, restringindo a abertura das escolas apenas à oferta de atividades extracurriculares, facultativas e opcionais para as famílias. Dessa forma, as aulas do currículo regular não poderão ser retomadas antes do dia 3 de novembro de 2020.

O Dante já estava com a programação para o retorno presencial dentro do limite de 20% de alunos para todos os segmentos educacionais. Diante do decreto, o Colégio oferecerá algumas atividades presenciais de acordo com o que a legislação permite e de forma gradual para todos os alunos que assinalaram o interesse na volta presencial em pesquisa realizada pelo Dante previamente. O modelo de educação on-line, portanto, continuará com aulas síncronas para todos os segmentos.

Educação Infantil e Ensino Fundamental I

Os alunos serão divididos em horários da manhã e tarde, entrarão por portarias diferentes com rodízio de horários e dias diferentes para que não haja aglomeração. As atividades que serão realizadas envolvem: rotina de biossegurança com as crianças; acolhimento socioemocional; oficinas de artes; atividades recreativas e esportivas; atividades de reforço em alfabetização, língua portuguesa e matemática. Os pais têm acesso a tabelas disponíveis no Home Dante especificando todas as informações necessárias.

Ensino Fundamental II e Médio

O cronograma para os alunos será dividido de forma quinzenal e terá início com os terceiros anos do Ensino Médio, no dia 7 de outubro. Serão oferecidas atividades extracurriculares facultativas e optativas de aprofundamento em todos os componentes curriculares pelos quais o aluno se interessar, além de atividades físicas e maker, a partir de pequenos desafios listados pelos professores. No dia 19 de outubro entram também as primeiras e segundas séries do Médio e no dia 26 do mesmo mês, os alunos do Ensino Fundamental II.

Segurança, qualidade e responsabilidade

De acordo com a professora Sandra Tonidandel, diretora pedagógica do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, as diretrizes de retorno se debruçam sobre quatro principais pilares: a biossegurança em primeiro lugar, fincada na segurança institucional do Colégio; a qualidade do ensino-aprendizagem em qualquer formato; um plano de retorno presencial que garanta a interação professor-aluno; e a segurança do ponto de vista socioemocional para os alunos. “O Colégio tem lidado com as incertezas dos tempos fortalecendo sua própria cultura escolar, cujos princípios são respeito, integridade, acolhimento, qualidade de ensino, excelência e valorização do ser humano em sua totalidade”, comenta.

A programação considera a plena vigência dos protocolos de biossegurança desenvolvidos em parceria com a Porto Seguro Saúde e a Abepar/Einstein. A professora Sandra explica que os professores têm tido reuniões semanais com seus coordenadores para alinhar todos os preparos e, no dia 30 de setembro, estiveram presencialmente no Colégio para realizar um treinamento no ambiente e participar de uma palestra feita pelo Departamento Médico.

Saiba mais sobre o protocolo de biossegurança do Colégio, em que constam todas as informações necessárias, acessando este link.

Categorias: Destaque, Notícias, Notícias da Home, Notícias em Destaque
error: Conteúdo protegido!!