Categorias: Educação Infantil, Notícias

Ao longo do ano, são desenvolvidas diversas atividades no nosso Telhado Verde, promovendo a educação ambiental de nossos alunos. Entre essas propostas pedagógicas, as crianças do Jardim C puderam desfrutar do espaço com a plantação de sementes de girassol.
Mas, após semanas de espera, os pequenos tiveram uma surpresa: as sementes não haviam germinado. A partir desse desafio, surgiu a ideia de construir um espantalho, explica a coordenadora do Jardim e 1º ano, professora Bianca Sabbag. “As crianças replantaram as sementes e se dedicaram a observar e explorar o ciclo das plantas e suas diferenças. E, por fim, confeccionaram o primeiro espantalho para proteger o plantio, o que teve efeito”, completa a coordenadora.
Após as férias escolares, foi observado que parte das plantações estava protegida, mas não em sua totalidade. A partir daí, as crianças sugeriram produzir um novo espantalho. Dessa vez, o projeto trabalhou com o eixo do STEAM-S (metodologia que integra algumas áreas do saber) para a confecção do boneco com materiais sustentáveis, como garrafas PET, e papel kraft, além de ter sido utilizada a técnica de decupagem para composição do esqueleto do espantalho. Ao final da dinâmica, os alunos batizaram o boneco de Joaquim.

“A atividade proposta foi uma maneira de extrair a potência da criança, incentivar a cultura maker e favorecer o protagonismo dela, transformando em realidade as ideias que estão atreladas ao currículo”, afirma a professora de classe, Roberta Pitorri. E completa: “Durante essa faixa etária nós trabalhamos na linha de campos de experiências, integrando áreas do conhecimento e envolvendo a arte, as habilidades de construção e coordenação motora e o trabalho em equipe”.





