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Com a proposta de aprofundar os conhecimentos acerca do movimento abolicionista, ao longo do mês de abril, as turmas da 2ª série do Ensino Médio se envolveram em uma rica experiência pedagógica. Organizada pelo componente curricular de História, a atividade incluiu diferentes espaços – como a utilização do laboratório de Ciências Humanas, Ágora, além das salas de aula – e incorporou diferentes recursos para a dinâmica.
A proposta integrou metodologias ativas de aprendizagem, abrangendo uma exposição de fotos, com uma linha do tempo do processo histórico, além de um espaço dedicado para retratar o período de resistência, com a identificação das pessoas importantes na comunidade negra, inserindo elementos imagéticos e sonoros. O mapa-múndi, recurso disponível no laboratório, também foi utilizado para situar as rotas do tráfico negreiro.
“É muito importante o Dante promover atividades como esta. É muito bom ver o Colégio conseguindo se adaptar aos novos estudos e oferecer para nós os melhores meios possíveis de aprender sobre um tema” comenta o aluno da 2ª série I, Eduardo Magalhães.


Ressignificando processos e construindo visões de mundo
De acordo com o professor Jackson de Freitas, coordenador do Departamento de História, Filosofia e Sociologia do Colégio, “a expectativa da atividade era dar vida e rosto a um processo histórico que, infelizmente, continua sendo abordado por muitos sob uma perspectiva elitista. As propostas foram elaboradas com a intencionalidade de tratar a abolição como uma conquista social”.
A atividade foi desenvolvida a partir do módulo “Crise do Império do segundo reinado” e propôs a divisão dos alunos em grupos para a realização dos exercícios. A professora Simone Domingos explica como o projeto se desenvolveu. “A partir da temática, nós criamos oito estações para os alunos percorrerem e explorarem alguns recortes do assunto. Além disso, os estudantes foram mobilizados a cumprir desafios, dependendo da estação: análise de imagem, análise de texto escrito ou de uma música, por exemplo”.
A proposta envolveu os estudantes em uma empolgante jornada de conhecimento. “Acredito que a dinâmica proposta complementou ainda mais o nosso aprendizado. Eu achei muito legal essa atividade”, comentou a aluna da 2ª série G, Clara Chabelmann.