Projeto de Geografia propõe redescoberta da rede hidrográfica paulistana

Publicado em 15 de junho de 2010 às 13:43

Por Caio Piza, Felipe Morelli Guazzelli e Marcella Chartier

Os alunos de 7os anos do Ensino Fundamental participaram, nos meses de maio e junho, do projeto “Um novo olhar sobre a metrópole paulistana – Rios urbanos”, promovido pelo Departamento de Geografia do Dante. A proposta foi revelar aos estudantes a rede hidrográfica de nossa cidade, mostrando a importância do curso dos rios e córregos na formação de São Paulo. Além de apontar as mudanças ocorridas na paisagem natural ao longo do processo de crescimento da metrópole, o programa levou em conta os impactos ambientais que elas trouxeram.

A atividade incluiu a análise de relatos históricos, mapas e fotografias, a que se seguiram passeios para observação dos três grandes rios de nossa cidade: Tietê, Pinheiros e Tamanduateí. “Os alunos identificaram os rios e construíram croquis antes das visitas, monitoradas pela professora Fátima Gnecco, responsável pelo projeto”, afirma o prof. Everaldo Vellardi, coordenador do Departamento de Geografia.

A turma compreendeu melhor até mesmo a dinâmica da cidade. “Ao parar para observar e refletir, eles entenderam as razões da localização de áreas residenciais e industriais, os motivos que contribuem para a ocorrência das enchentes e o que levou os rios, córregos e mananciais à deterioração em que se encontram”, conta a profa. Fátima.