Siga nas redes sociais Facebook Instagram YouTube Linkedin
Dante Escuta
Moodle Colégio Dante Alighieri
Home / Ensino Fundamental II

Projeto de Geografia propõe redescoberta da rede hidrográfica paulistana

Imprimir Compartilhar Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Google Plus
Em 15 de junho de 2010

Por Caio Piza, Felipe Morelli Guazzelli e Marcella Chartier

Os alunos de 7os anos do Ensino Fundamental participaram, nos meses de maio e junho, do projeto “Um novo olhar sobre a metrópole paulistana – Rios urbanos”, promovido pelo Departamento de Geografia do Dante. A proposta foi revelar aos estudantes a rede hidrográfica de nossa cidade, mostrando a importância do curso dos rios e córregos na formação de São Paulo. Além de apontar as mudanças ocorridas na paisagem natural ao longo do processo de crescimento da metrópole, o programa levou em conta os impactos ambientais que elas trouxeram.

A atividade incluiu a análise de relatos históricos, mapas e fotografias, a que se seguiram passeios para observação dos três grandes rios de nossa cidade: Tietê, Pinheiros e Tamanduateí. “Os alunos identificaram os rios e construíram croquis antes das visitas, monitoradas pela professora Fátima Gnecco, responsável pelo projeto”, afirma o prof. Everaldo Vellardi, coordenador do Departamento de Geografia.

A turma compreendeu melhor até mesmo a dinâmica da cidade. “Ao parar para observar e refletir, eles entenderam as razões da localização de áreas residenciais e industriais, os motivos que contribuem para a ocorrência das enchentes e o que levou os rios, córregos e mananciais à deterioração em que se encontram”, conta a profa. Fátima.

Categorias: Ensino Fundamental II
error: Conteúdo protegido!!