Home / Ensino Médio / Institucional / Notícias

Projeto valoriza trabalho da equipe de limpeza e provoca reflexão

Em 29 de Janeiro de 2019

No dia 23 de novembro, alguns alunos do Ensino Médio fizeram um flash mob em frente à Rádio Dante durante o recreio, com a intenção de conscientizar os colegas sobre a questão do lixo dentro do Colégio de um jeito diferente e inusitado. A ação foi o encerramento do projeto “Lixo Invisível”, iniciativa criada pelos próprios alunos que funciona como um apelo para que todos os dantianos cuidem melhor do espaço da escola, preservando a limpeza e jogando o lixo no lugar certo – além de separar os materiais recicláveis corretamente.

Tudo começou com a colaboradora Maria Bezerra da Silva, auxiliar de limpeza que trabalha há 16 anos no Dante e é muito querida por alunos, professores e demais funcionários. Maria percebeu que alguns alunos do Ensino Médio estavam jogando lixo no chão da sala, colando chiclete embaixo das carteiras e deixando o banheiro muito sujo, com descarte incorreto de papel higiênico e absorventes femininos. Entre as aulas da manhã e da tarde, quando a equipe de limpeza costuma fazer uma faxina nas salas, a bagunça era tanta que não estava dando tempo de terminar de ajeitar o espaço. Dona Maria então decidiu agir e conversar com os alunos e as orientadoras para que, juntos, pudessem melhorar a situação. A iniciativa de Maria deu origem ao projeto “Lixo Invisível” em parceria com o Fórum de Estudantes, grupo de alunos que se encontram periodicamente com a orientação e a direção para aproximar os corpos docente e discente. Também participaram a professora Maria Uranie Sanchez, assistente da diretoria-geral pedagógica, e as orientadoras educacionais Maria Aparecida Tebecherani e Claudia Meletti.

Maria visitou as salas de aula e conversou pessoalmente com os estudantes, pedindo sua colaboração e explicando como o comportamento deles afetava o trabalho da equipe de limpeza e toda a convivência dos outros que também usam os mesmos espaços. O Fórum de Estudantes, por sua vez, começou a agir por meio das aulas de GPI (Gestão Pessoal e Interpessoal, disciplina que aborda o desenvolvimento socioemocional), ministradas pelos professores Jaqueline Morais e Felipe Trafani, que abraçaram a causa e apoiaram o projeto. Os alunos que cursavam a 1ª série do Ensino Médio visitaram as aulas de GPI da 2ª série e vice-versa, conversando com os colegas sobre a questão e procurando unir todas as turmas. Depois, foi realizada uma intervenção de duas semanas com mensagens de conscientização espalhadas pelo edifício Leonardo e uma árvore de natal decorada com lixo, finalizando com o flash mob. O aluno Vinícius Favero, da 3ª série F, registrou todas as ações do projeto com fotos.

Corrente do bem

“Eu pedi a ajuda dos alunos e eles responderam prontamente, já melhoraram muito. As turmas que participaram do projeto agora cuidam da sua sala de aula e dos banheiros e estão com o comportamento impecável”, comemora e elogia Maria. E não para por aí. Ela e o restante do grupo já têm planos para 2019 e querem retomar o projeto para continuar discutindo o tema e melhorar a preservação do espaço e o descarte consciente de resíduos. Uma das ideias de Maria é educar os estudantes para que deixem mochilas e materiais em cima das carteiras, e não no chão, deixando o espaço livre para que a equipe de limpeza possa fazer faxina e evitando que as bolsas fiquem sujas. “Valeu muito a pena e vou incentivá-los mais ainda. A semente foi plantada, agora vamos colher os frutos e continuar cuidando da nossa plantinha”, afirma ela.

A orientadora Claudia concorda: “Acredito que o ‘Lixo Invisível’ já tenha surtido um grande efeito. Percebemos a melhora no espaço e também foi bacana os próprios alunos se envolverem e falarem com seus colegas. Espalhar a mensagem entre seus pares foi uma forma de aproximar todo mundo, com identificação e representatividade, falando de igual para igual”.

Categorias: Ensino Médio, Institucional, Notícias