Dante Escuta
Home / Destaque / Destaque / Notícias / Notícias da Home

Professores do Dante indicam filmes para alunos do Ensino Médio

Em 23 de junho de 2020

O isolamento social tem sido uma experiência desafiadora em diferentes aspectos para a vida das famílias brasileiras. O Dante sabe disso e, assim, busca cotidianamente continuar proporcionando a melhor educação possível, em diferentes formatos, para motivar seus alunos em um momento tão difícil.

Com esse intuito, reunimos diversas dicas cinematográficas de professores do Colégio para que os alunos, bem como seus familiares, possam usufruir de momentos que conectam entretenimento e educação.

A primeira lista de filmes e séries é direcionada aos alunos do Ensino Médio. Semanalmente iremos publicar as demais indicações para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental I e II. Ótima sessão a todos!

O Departamento de Marketing também fez um guia cultural com dicas de atividades e cuidados socioemocionais para alunos e familiares, você pode conferir acessando: #FiqueBemEmCasa.

Filmes indicados:

Sinopse: Em 1944, dois garotos que vivem em um colégio interno desenvolvem uma profunda relação de amizade entre si. No entanto, um dos garotos é judeu, e a tragédia chega à escola quando a Gestapo (a polícia oficial do regime nazista) invade o local.

Professora que recomendou: Giselle Menegati, professora de língua portuguesa.

Sinopse: O consagrado escritor argentino Daniel Mantovani retorna à sua terra natal, ao povoado onde nasceu e que inspirou a maioria de seus livros, para receber o título de cidadão ilustre da cidade – um dos únicos prêmios que aceitou receber. Entretanto, sua ilustre visita desencadeará uma série de situações complicadas entre ele e o povo local.

Professor que recomendou: Cláudia Bergamini, professora de língua portuguesa.

Disponível em: Netflix, Youtube e Google Play.

Sinopse: Cinebiografia de Martin Luther King Jr., o filme acompanha a história de seu ativismo contra a segregação racial e também as históricas marchas realizadas por ele e por manifestantes pacifistas em 1965, partindo da cidade de Selma, no interior do Alabama, até a capital do estado, Montgomery, em busca de direitos eleitorais para a comunidade negra.

Professor que recomendou: Carlos Roberto Diago, supervisor de projetos culturais.

Disponível em: Youtube e Google Play.

Sinopse: O filme se passa na década de 1980, em Buenos Aires, e narra a história de Alicia (Norma Aleandro), uma professora de história completamente alheia à realidade argentina pós-ditadura. Alicia começa a se dar conta dos acontecimentos recentes quando reencontra uma velha amiga que acaba de voltar do exílio.

Disponível em: Netflix.

Sinopse: Um relato histórico, amplo e definitivo sobre a carreira do craque do basquete Michael Jordan e sua relação com o time do Chicago Bulls nos anos 1990. O filme traz imagens reais, raras e inéditas da temporada de 1997-1998.

Professor que recomendou: Adriano Jantália, coordenador de educação física.

Disponível em: Netflix.

Sinopse: Um homem diagnosticado com esclerose múltipla busca romper com as limitações físicas impostas pela doença e decide buscar qualidade de vida a partir da prática esportiva.

Professor que recomendou: Adriano Jantália, coordenador de educação física.

Disponível em: Netflix.

Sinopse: Edward R. Morrow (interpretado pelo ator David Strathairn) é um âncora de TV que, em plena era do macarthismo, luta para mostrar em seu jornal os dois lados da questão. Para tanto, ele revela as táticas e mentiras usadas pelo senador Joseph McCarthy em sua caça aos comunistas. O senador, por sua vez, prefere intimidar Morrow em vez de usar o direito de resposta por ele oferecido em seu jornal, iniciando um grande conflito público que trará consequências à recém-implantada TV nos Estados Unidos.

Professor que recomendou: Carlos Roberto Diago, supervisor de projetos culturais.

Sinopse: O escritor James Baldwin escreveu uma carta para o seu agente sobre o seu mais recente projeto: terminar o livro “Remember this house”, que relata a vida e a morte de alguns de seus amigos, como Medgar Evers, Malcolm X e Martin Luther King Junior. Com sua morte, em 1987, o manuscrito inacabado foi confiado ao diretor Raoul Peck, que usou o material como base para este documentário.

Disponível em: Youtube, Google Play.

Categorias: Destaque, Destaque, Notícias, Notícias da Home
error: Conteúdo protegido!!