Categorias: Educação Infantil, Ensino Fundamental 1, Notícias
Nos dias 7 e 8 de fevereiro, as professoras Thais Ganut e Fernanda Rodrigues representaram o Dante na Cultura Inglesa Teachers’ Conference. O evento, cuja edição paulista foi realizada na unidade Pinheiros da escola de inglês, contou com mais de 45 palestrantes convidados, além de quase 70 apresentações conduzidas por profissionais selecionados pela instituição organizadora, favorecendo a troca de experiências e a promoção de conexões entre os docentes.
Professora do Jardim B (Integral), Thais apresentou aos colegas de profissão um projeto que fez sucesso com seus alunos nos últimos dois anos. A atividade consiste em uma peça de teatro inspirada no livro “Can I Join Your Club?”, escrito pelo britânico John Kelly. A fábula conta com personagens do mundo animal – como leões, elefantes e patos – e trata de valores como respeito à diversidade e união, transmitindo uma mensagem de amizade e inclusão. O intuito, além de desenvolver as habilidades linguísticas em inglês, era trabalhar aspectos da educação socioemocional, como integração e trabalho em equipe.

“A atividade funcionou muito bem tanto para o inglês como para o âmbito socioemocional dos estudantes. Acho interessante divulgar experiências diferentes feitas no Dante, que vão além da sala de aula e que contribuam para a formação integral dos alunos. Pudemos mostrar nossa potencialidade”, explica a professora Thais, que também pôde assistir a outras palestras, aproveitando a oportunidade de estreitar laços com docentes de outras instituições. “Esse networking é maravilhoso. Do ponto de vista profissional, foi uma experiência muito rica ver de perto outras propostas e ideias.”
A professora Fernanda Rodrigues, por sua vez, compartilhou uma prática ministrada aos pequenos do Maternal 2 nos últimos dois anos. A atividade consistiu no ensino sobre astros e constelações, tendo o inglês como língua veicular e seguindo a metodologia CLIL (Content and Language Integrated Learning, que pode ser traduzida como Aprendizagem Integrada de Conteúdo e Linguagem), a qual promove o aprendizado por meio da intersecção entre as diferentes áreas do conhecimento.
“Foi uma experiência riquíssima. O modelo do evento, com apresentações simultâneas sobre diferentes temas, propicia o aprimoramento das práticas docentes. É ótimo também para encontrarmos pessoas e nos inspirar em suas iniciativas. Foi uma troca de experiências muito interessante que, certamente, veio para enriquecer nossas ações”, avalia a professora Fernanda.
