Português Italiano Inglês Español
Siga nas redes sociais Facebook Instagram YouTube Linkedin
Home / Destaque / Institucional / Notícias

Professora do Dante é convidada para criar plano de conservação de mamífero mais raro do mundo

Imprimir Compartilhar Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Google Plus
Em 24 de maio de 2019

A professora do Dante Nina Furnari, que trabalha no Colégio há três anos e dá aulas no laboratório de biologia, no FabDante e na eletiva de Anatomia Humana, foi convidada para desenvolver um plano de conservação para os preás de Moleques do Sul, em Santa Catarina. Bióloga formada pela USP, Nina é especialista no estudo desses roedores, tendo feito mestrado sobre preás de São Paulo e porquinhos-da-índia e doutorado sobre os preás das ilhas de Moleques do Sul, que são uma espécie diferente, considerados os mamíferos mais raros do mundo. “Eles só existem nesse arquipélago, que fica perto de Florianópolis, e por conta de sua vulnerabilidade se encontram criticamente ameaçados de extinção”, explica a professora.

Foto: Luciano Candisani

Para proteger os animais, o Instituto do Meio Ambiente (IMA) realizou um workshop no Morro das Pedras, em Florianópolis, para o desenvolvimento de um Plano de Ação Estadual para a Conservação do Preá de Moleques do Sul (PAN). O planejamento serve para listar as medidas a serem tomadas em três frentes de ação: educação ambiental, ameaças humanas e ameaças naturais. O evento, que aconteceu de 9 a 11 de abril, também contou com apoio do Instituto Tabuleiro, Caipora (Cooperativa para Conservação da Natureza) e SMSG (grupo especializado em pequenos mamíferos da União Internacional para Conservação da Natureza) e com patrocínio da Fundação Boticário. No total, 35 especialistas redigiram o PAN, entre educadores, cientistas, biólogos, pesquisadores, oficiais da marinha e bombeiros.

Foto: Lauro Narciso

Nina estuda o comportamento dos preás há 15 anos, e sua pesquisa de doutorado contou com viagens à ilha para estudar os bichinhos locais, cujos hábitos são muito diferentes dos preás que vivem no continente. “Essa espécie se chama Cavia Intermedia e foi reconhecida oficialmente há apenas 20 anos. Sou uma das poucas pessoas que estudou essa espécie in loco. A população é pequena, são cerca de 100 animais neste único local isolado, o arquipélago de Moleques do Sul. A vivência nesse ambiente diferente fez com que a genética e o comportamento deles fossem diferentes. Até a expectativa de vida é outra: para um preá no continente é de 1 ano, e os da ilha chegam a até 5 anos”, explica a professora. “Lá também há a maior concentração de pássaros de Santa Catarina, mas além deles o preá é o único vertebrado da ilha e não tem predadores. No entanto, o fato de não haver muitos predadores não reduz o risco de extinção da espécie, que é muito vulnerável. A principal ameaça é a humana”, alerta a professora. Embora o arquipélago de Moleques do Sul esteja localizado no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, que é uma zona protegida, é preciso impedir a entrada de pessoas não autorizadas na ilha. Segundo Nina, até a exposição a animais domésticos, como cães e gatos, poderia significar um encontro com potenciais predadores e levar os preás de Moleques do Sul à extinção.

Foto: Thomas Lacher

Depois do evento, o preá de Moleques do Sul virou um símbolo local, está sendo estudado pelas crianças nas escolas próximas. “Mas agora o importante é fazer o projeto sair do papel! Todas as etapas têm prazos a serem cumpridos e de tempos em tempos vamos reavaliando o projeto. Acho que a educação ambiental é essencial nessa iniciativa, para conscientizar a população local”, afirma Nina. A professora também conseguiu conectar sua experiência no Dante à participação no workshop: “No planejamento usamos técnicas de design thinking (ou ideação) que também usamos no FabDante, e foi muito bom voltar do projeto para o Colégio e contar para meus alunos que o que aprendemos e trabalhamos aqui no Dante é importante e pode ser aplicado na vida real”, conclui ela.

Foto: Thomas Lacher

Categorias: Destaque, Institucional, Notícias