Professor do Dante conclui pós-doutorado em educação matemática

Publicado em 17 de julho de 2017 às 17:31

O professor do Colégio Dante Alighieri Ubirajara Carnevale de Moraes, o Bira, concluiu, no primeiro semestre de 2017, o seu pós-doutorado em educação matemática na PUC de São Paulo. Com o título “Metodologia inovadora em ambientes virtuais para o ensino superior: uma proposta para as aulas de Cálculo”, o estudo do professor fala, entre outros temas, do uso do ensino híbrido e de ambientes virtuais de aprendizagem no ensino superior como ferramenta que colabora para a compreensão dos temas abordados.

Bira aponta o uso do ensino híbrido como metodologia capaz de descomplicar conceitos matemáticos. Em uma das seções do trabalho, por exemplo, ele analisa as dificuldades encontradas pelos alunos em uma disciplina específica, cálculo diferencial e integral I, que conta com níveis consideráveis de reprovação, e aponta os porquês desse índice.

“Um dos motivos para isso [ser uma das disciplinas com mais reprovação] é a dificuldade inerente aos conceitos de cálculo. Esses conceitos foram construídos ao longo de séculos e precisam ser assimilados em apenas um semestre. Por esse motivo compreender tais conceitos não costuma ser fácil para os estudantes”, explicou. “Outra razão para isso é a forma como os conteúdos são ensinados, visto que, em muitos casos, são repassados aos estudantes de forma mecânica, de modo que eles não compreendem a aplicabilidade de determinados conteúdos.”

Os estudos do professor Bira foram estruturados em cinco seções, explicadas por ele a seguir:

Na primeira seção foram explorados os aportes teóricos sobre o uso da Internet e dos ambientes virtuais de aprendizagem, bem como reflexões sobre o ensino híbrido, uma metodologia inovadora no processo de ensino e aprendizagem, principalmente no ensino superior, por enfatizar a personalização do ensino, preocupando-se com o aprendizado individual do aluno.

A segunda seção teve por objetivo investigar as dificuldades apresentadas por alunos ingressantes do curso de engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie na disciplina de cálculo diferencial e integral I. Essa disciplina é considerada uma das que mais reprova nas etapas iniciais dos cursos de engenharia.

Na terceira seção foram pesquisadas as metodologias inovadoras na prática de uso em sala de aula e no ambiente virtual para o ensino da matemática. Também foram apresentados os procedimentos de pesquisa utilizados.

Na quarta seção está descrito o desenvolvimento da pesquisa em que estão indicadas detalhadamente as etapas realizadas para a aplicação da metodologia inovadora no ensino de cálculo diferencial e integral I.

Na quinta seção são apresentadas as considerações finais, trazendo as conclusões e considerações finais quanto à aplicação da metodologia proposta.