Dante Escuta
Moodle Colégio Dante Alighieri
Home / Destaque / Destaque / Notícias / Notícias da Home

Presidente do Dante participa de live sobre cultura italiana no Brasil

Em 27 de agosto de 2020

Na última sexta-feira, 14 de agosto, o presidente do Colégio Dante Alighieri, dr. José Luiz Farina, foi convidado a participar da primeira de uma série de lives realizadas pela ONG Itálicos do Brasil que se propõem a falar sobre a história da comunidade italiana brasileira. O bate-papo aconteceu no perfil do YouTube do Colégio e foi guiado pelo presidente da ONG, Giacomo Guarnera.

Durante quase uma hora de conversa, os dois presidentes falaram sobre a importância histórica do Dante como um espaço que deixa viva a cultura italiana no Brasil até hoje, tanto para a comunidade italiana, como para os demais brasileiros. Giacomo divide que “o Brasil tem o maior número de itálicos do mundo fora da Itália” e “que eles constituem uma fatia importantíssima para a sociedade brasileira, cultural e economicamente”.

O dr. Farina contou sobre a sua trajetória dantiana enquanto primeiro aluno de inclusão, em 1954 – uma vez que sofre de deficiência auditiva, tendo apenas 20% da audição. E rememorou o início da história do Colégio, em 1911, conectando-se à sua estrutura atual, com mais de 4.600 alunos. “Talvez o Dante seja a maior escola com apenas uma unidade e fundada por imigrantes italianos do mundo. O Colégio não tem interesse em ter mais do que uma unidade porque entendemos que assim é possível dar toda a qualidade, a atenção, a humanidade e a cidadania que queremos – que é o nosso ponto mais importante, o maior trunfo que podemos dar”, afirma.

O presidente também agradeceu a todos os funcionários, professores, pais e alunos pelo desempenho nos últimos meses durante a pandemia e o isolamento social. “Desde 18 de março o mundo virou de cabeça para baixo para todos nós. É um momento que requer atenção, compreensão e em que todos temos que estar irmanados”, desabafa. E faz um agradecimento especial às quatro diretoras pedagógicas do Colégio, as professoras Valdenice Minatel, Sandra Tonidandel, Elenice Ziziotti e Angela Martins, que ele afirma estarem realizando um trabalho maravilhoso à frente do Colégio, fazendo todas as adaptações necessárias deste período.

Giacomo lembra que a postura do Dante ao longo destes meses de pandemia, para além da estrutura de EAD, com ações sociais e um olhar cidadão também com seus funcionários, remete a duas características itálicas, que lembram “os nossos imigrantes quando vieram para o Brasil: responsabilidade e solidariedade”.

Você pode conferir todo o bate-papo no vídeo abaixo.

Categorias: Destaque, Destaque, Notícias, Notícias da Home
error: Conteúdo protegido!!