Siga nas redes sociais Facebook Instagram YouTube Linkedin
Dante Escuta
Moodle Colégio Dante Alighieri
Home / Destaque / Destaque / Notícias / Notícias da Home

Presidente do Dante participa de live sobre cultura italiana no Brasil

Imprimir Compartilhar Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Google Plus
Em 27 de agosto de 2020

Na última sexta-feira, 14 de agosto, o presidente do Colégio Dante Alighieri, dr. José Luiz Farina, foi convidado a participar da primeira de uma série de lives realizadas pela ONG Itálicos do Brasil que se propõem a falar sobre a história da comunidade italiana brasileira. O bate-papo aconteceu no perfil do YouTube do Colégio e foi guiado pelo presidente da ONG, Giacomo Guarnera.

Durante quase uma hora de conversa, os dois presidentes falaram sobre a importância histórica do Dante como um espaço que deixa viva a cultura italiana no Brasil até hoje, tanto para a comunidade italiana, como para os demais brasileiros. Giacomo divide que “o Brasil tem o maior número de itálicos do mundo fora da Itália” e “que eles constituem uma fatia importantíssima para a sociedade brasileira, cultural e economicamente”.

O dr. Farina contou sobre a sua trajetória dantiana enquanto primeiro aluno de inclusão, em 1954 – uma vez que sofre de deficiência auditiva, tendo apenas 20% da audição. E rememorou o início da história do Colégio, em 1911, conectando-se à sua estrutura atual, com mais de 4.600 alunos. “Talvez o Dante seja a maior escola com apenas uma unidade e fundada por imigrantes italianos do mundo. O Colégio não tem interesse em ter mais do que uma unidade porque entendemos que assim é possível dar toda a qualidade, a atenção, a humanidade e a cidadania que queremos – que é o nosso ponto mais importante, o maior trunfo que podemos dar”, afirma.

O presidente também agradeceu a todos os funcionários, professores, pais e alunos pelo desempenho nos últimos meses durante a pandemia e o isolamento social. “Desde 18 de março o mundo virou de cabeça para baixo para todos nós. É um momento que requer atenção, compreensão e em que todos temos que estar irmanados”, desabafa. E faz um agradecimento especial às quatro diretoras pedagógicas do Colégio, as professoras Valdenice Minatel, Sandra Tonidandel, Elenice Ziziotti e Angela Martins, que ele afirma estarem realizando um trabalho maravilhoso à frente do Colégio, fazendo todas as adaptações necessárias deste período.

Giacomo lembra que a postura do Dante ao longo destes meses de pandemia, para além da estrutura de EAD, com ações sociais e um olhar cidadão também com seus funcionários, remete a duas características itálicas, que lembram “os nossos imigrantes quando vieram para o Brasil: responsabilidade e solidariedade”. 

Você pode conferir todo o bate-papo no vídeo abaixo.

Categorias: Destaque, Destaque, Notícias, Notícias da Home
error: Conteúdo protegido!!