Home / Destaque / Institucional / Notícias

Presidente do Dante participa de lançamento da LEGO na Fundação Dorina Nowill

Em 10 de Maio de 2019

O presidente do Colégio Dante Alighieri, dr. José Luiz Farina, participou do evento de lançamento do LEGO Braille Bricks na sede da Fundação Dorina Nowill, em São Paulo, no dia 24 de abril. Farina recebeu o convite diretamente de Francisco Henrique Della Manna, presidente do Conselho Curador da Fundação Dorina Nowill para Cegos; e de Ika Fleury, presidente do Comitê LEGO Braille Bricks. A novidade é uma linha de LEGO em que as peças do brinquedo têm pinos representando o alfabeto braile, funcionando como uma ferramenta inovadora e poderosa para a alfabetização e o lazer de crianças com deficiência visual, na perspectiva da educação inclusiva. Os blocos também trazem a respectiva letra impressa, justamente para que todas as crianças – com ou sem deficiência – possam aprender e se divertir juntas. Além do evento em São Paulo, a nova linha foi apresentada mundialmente com um grande lançamento em Paris, durante a Conferência de Marcas Sustentáveis.

De volta ao Brasil, o evento teve um significado ainda mais especial, já que em 2019 Dorina Nowill completaria 100 anos de idade. “Seu centenário será marcado por esse grande presente que a fundação entrega para todas as crianças com deficiência visual do mundo: a oportunidade de aprender no sistema braile, ao mesmo tempo em que se relacionam e se divertem com os demais colegas, professores, educadores e pais”, afirmou Ika. O conceito por trás do LEGO Braille Bricks foi primeiramente proposto para a LEGO Foundation em 2011 pela Associação Dinamarquesa; e em 2017 pela Fundação Dorina Nowill, cuja mobilização “Braille Bricks for All” teve repercussão internacional e possibilitou o acordo para a produção do produto. Desde então, as peças foram moldadas em estreita colaboração entre as associações da Dinamarca, Brasil, Reino Unido e Noruega, e os primeiros protótipos estão rodando nesses países para testes de conceito.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, globalmente, 19 milhões de crianças têm deficiência visual. No Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem 140 mil crianças com deficiência visual, das quais apenas 75 mil estão matriculadas em escolas públicas. Em 2018, a Fundação Dorina testou a nova linha em parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp) em escolas públicas das regiões de Presidente Bernardes e Franco da Rocha, em São Paulo, como um projeto-piloto, e a importação e distribuição do LEGO Braille Bricks deve começar no segundo semestre de 2020, associando os kits à metodologia de educação inclusiva desenvolvida em parceria com a Unesp para crianças com idade entre 4 e 10 anos. O material será distribuído gratuitamente para instituições selecionadas por meio de parceiros. Serão aproximadamente 250 peças, cobrindo o alfabeto completo, números de 0 a 9, símbolos matemáticos selecionados e jogos interativos.

“Tive a honra de assistir à apresentação nesta instituição que é parceira do Dante já há muitos anos. Apoiá-los para nós é uma grande satisfação e fiquei simplesmente encantado com o projeto. É um método revolucionário, simples, mas eficiente. Acredito que essa iniciativa vai revolucionar totalmente as necessidades dos deficientes visuais e trazer mais alegria, entretenimento, educação, inclusão, mobilidade e oportunidades para eles. Em nome do Dante gostaria de parabenizar a fundação Dorina Nowill e a LEGO”, disse o dr. Farina.

Categorias: Destaque, Institucional, Notícias