Premiação em duas Intel ISEF evidencia desempenho científico dos dantianos

Publicado em 25 de maio de 2010 às 12:56

As premiações obtidas em duas edições consecutivas na Intel ISEF – maior feira científica pré-universitária do planeta, realizada anualmente nos Estados Unidos – representam a consolidação do trabalho de pré-iniciação científica do Dante. O sucesso decorre da atividade desenvolvida no programa Cientista Aprendiz, comandado pela professora Sandra Tonidandel, coordenadora do Departamento de Ciências da Natureza do Colégio Dante Alighieri.

Na primeira premiação, em 2009, os alunos Ana Clara e Ana Cláudia Cassanti e Felipe Seabra chegaram à Intel ISEF após a obtenção da primeira colocação na categoria Ciências Humanas na 7ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), com o projeto “Consciência e ação – uma metodologia de educação ambiental”. Chegados aos Estados Unidos, os jovens foram premiados com o primeiro lugar na área de Ciências Sociais e Comportamentais, e retornaram ao Brasil com US$ 1.500,00, oferecidos pelo Instituto de Psicologia do Instituto de Tecnologia de Illinois.

Já em 2010, Leonardo Bodo, que fora escolhido destaque nacional da 24ª Mostra de Tecnologia de Novo Hamburgo (Mostratec), com o estudo “Tecendo saúde: a tecitura de substâncias antimicrobianas a partir da ooteca da Phoneutria nigriventer (SP)”, obteve, na Intel ISEF, a terceira colocação na categoria Bioquímica, faturando U$ 1.000,00, além da conquista do primeiro lugar na premiação da American Society of Pharmacognosy, recebendo como prêmio mais U$ 500,00. Victor Thut, também aluno da 2ª série do Ensino Médio, esteve ao lado de Leonardo na delegação brasileira por seu destacado desempenho na 8ª edição da Febrace, de onde saíra com três premiações do júri oficial e um convite para a Intel ISEF.

As feiras nacionais de ciências – a Febrace e a Mostratec – são realizadas anualmente e reservam pouquíssimas e amplamente disputadas premiações, das quais o direito à participação na Intel ISEF é a maior delas. Ao alcançá-la, a jornada para ser premiado em solo americano requer entrar na disputa com mais de 1.500 alunos, provenientes de cerca de 60 países. É uma tarefa árdua.

Para a professora Sandra Tonidandel, a participação dos dantianos em duas edições consecutivas da feira realizada nos Estados Unidos reforça a qualidade do ensino aplicado pelo Colégio, além de abrilhantar o trabalho dos alunos. “Os estudantes participantes divulgam o nome do Dante e mostram as condições de aprendizado e desenvolvimento de nossos alunos”, opina.

“Fico muito feliz por termos trabalhos de alunos do Colégio participando das delegações brasileiras mais premiadas nesse grande evento, conseguindo tamanho destaque”, complementa a professora.