Política é tema de estudos para alunos dos 2os aos 5os anos

Publicado em 18 de outubro de 2010 às 13:49

Os meses de setembro e outubro de 2010 reservaram aos alunos dos 2os aos 5os anos do Ensino Fundamental um estudo diferenciado sobre cidadania. O projeto se baseou no entendimento do processo eleitoral brasileiro por meio da realização de campanhas eleitorais para candidatos a presidente, e, governador.

As eleições dantianas, que elegeram presidente e governador para os períodos matutino e vespertino, contou com candidatos dos 3os e 4os anos. Os alunos reuniram-se em chapas, debateram propostas de melhoria para a escola e selecionaram os participantes mais alinhados com seus planos de governo. A partir daí, trabalharam os principais conceitos de propaganda eleitoral para divulgar cada candidato, de modo a conquistar, nas urnas, os eleitores dos 2os e 5os anos.

“É um projeto poderoso, que traz para a sala de aula uma situação real e proporciona aos alunos a oportunidade de refletirem sobre um tema fundamental para a formação de um cidadão”, comenta a professora Valdenice Minatel, coordenadora do Departamento de Tecnologia Educacional.

O processo eleitoral dantiano selecionou Danilo de Queiroz e Rafaella Maksoud, do 3º D e do Partido da Boa Convivência do Dante (PBCD), como presidente e vice do período da manhã, com o apoio da governadora Agatha Schwatzmann e do vice-governador Lucas Amaral, do 4º E e do Partido do Esporte e Segurança no Dante (PESD). Nas turmas da tarde, Victor Paulo Dorsa tornou-se o presidente eleito, ao lado do vice Lucas Gabriel Soares, ambos do 3º I e integrantes do Partido Dante Amigo (PDA). O mais votado para governador foi João Henrique Mentone, do 4º I, ao lado da vice-governadora Victoria Del-Campo, integrantes do Partido Dante Esportivo (PDE). As faixas foram entregues em 12 de novembro, sexta-feira, véspera do feriado de Proclamação da República.

“O projeto atendeu às expectativas tanto dos professores quanto dos alunos, e foi uma oportunidade para a escola mostrar como encaminhar situações complexas. Ninguém nasce eleitor, é preciso de uma formação, então, quanto a isso, fizemos um esforço para que os alunos sejam capazes de desenvolver um olhar mais crítico ao longo do tempo, para, no futuro, tornarem-se eleitores conscientes”, finaliza Valdenice.