Poeta Marco Haurélio fala sobre cordel ao 8º ano

Publicado em 4 de junho de 2014 às 18:29

O poeta, editor e folclorista Marco Haurélio foi o responsável pela atividade de abertura da Semana Literária 2014 do Colégio Dante Alighieri. Em 2 de junho, o autor do blog “Cordel atemporal” falou aos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental sobre cordel em geral e, em especial, sobre a versão para esse gênero literário de “A Cartomante”, clássico de Machado de Assis.

“A Cartomante” em cordel foi escrita pelo poeta baiano Antônio Barreto para a coleção “Clássicos em Cordel” (editora Nova Alexandria), da qual Marco Haurélio é coordenador.

No bate-papo com os alunos do 8º ano, Marco Haurélio destacou que “A Cartomante” – livro lido por esses estudantes neste semestre – foi escrita em sextilha (seis versos), métrica mais comum dos textos de cordel.

Marco Haurélio também apresentou cordéis antigos aos alunos, explicando, por exemplo, a relação entre autores e editores no começo do século XX – muitas vezes, os editores compravam o direito de publicar a obra e nem mesmo colocavam o nome dos escritores.

Em outro momento, o poeta contou duas histórias presentes em seu livro “Contos e Fábulas do Brasil” – “O preguiçoso” e “O noivo defunto”. Ambos os contos populares encontram referências em literaturas estrangeiras (romena e alemã, respectivamente). Por fim, Marco Haurélio respondeu às perguntas dos estudantes.

Ao final do evento, o poeta comentou a possibilidade de a literatura de cordel chegar aos alunos na atualidade. “Acho que se for um cordel bem feito, que pegar pelo coração, consegue um novo público, pois o cordel tem muito de afetividade”, afirmou Marco Haurélio, que deve lançar em breve uma adaptação de “Rei Lear”, de William Shakespeare, para cordel.