Pesquisa de dantiana conquista ouro na MOP

Publicado em 8 de dezembro de 2014 às 14:36

A pesquisa de pré-iniciação científica da estudante Giulia Maria Ramella, da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Dante Alighieri, conquistou a medalha de ouro na categoria Ciências Biológicas da MOP 2014 (Mostra Paulista de Ciências e Engenharia), em 5 de dezembro.

Giulia, sua orientadora, a profª Carolina Lavini Ramos, e todos os integrantes do programa de pré-iniciação científica Cientista Aprendiz dedicaram o prêmio ao dr. José de Oliveira Messina, ex-presidente do Colégio, que faleceu em 3 de dezembro.

“Dedicamos esse prêmio, da Giulia Maria Ramella e da professora Carolina, ao dr. José de Oliveira Messina, nosso grande incentivador e apoiador do programa Cientista Aprendiz no Dante”, afirmou a professora Sandra Tonidandel, coordenadora do Departamento de Ciências da Natureza e Biologia e do Cientista Aprendiz.

A pesquisa de Giulia, intitulada “Busca por Novas Moléculas Envolvidas no Escape Tumoral: Modulação do FASL (CD95l) por Mediadores Lipídicos em Linfócitos Fase 1”, busca ajudar no combate ao câncer (para ler uma reportagem recente sobre o trabalho, publicada na revista InCiência a partir da página 50, clique aqui).

Em 2013, Giulia havia conquistado o quarto lugar na mesma categoria na MOP. Além disso, em 2014, a pesquisa recebeu a medalha de prata em Biodiversity na Genius Olympiad, realizada nos Estados Unidos, além de um bronze na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace).

O trabalho de Giulia também foi eleito como o melhor projeto do VI Simpósio do Cientista Aprendiz 2014, realizado no Colégio em novembro.

Para a professora Carolina Lavini Ramos, orientadora da pesquisa, o prêmio é o reconhecimento do potencial do aluno (a) que realiza a pesquisa.”Trata-se do reconhecimento de uma dedicação pautada pelo amor à ciência e movida pela curiosidade e vontade de aprender coisas muitas vezes novas. Os alunos que se dedicam aos projetos de pré-iniciação científica como” hobby” amam fazer seus experimentos e seus olhos brilham quando contam sobre o trabalho para qualquer pessoa. E é claro que todo esse encantamento transparece nas apresentações nas feiras e pode ser agraciado com um prêmio, que, ao meu ver, incentiva ainda mais o aluno seguir por esse caminho”, disse.

Além do trabalho de Giulia, o Dante foi representado na MOP 2014 pelas seguintes pesquisas: “Função dos números primos” (aluno Marcelo Soares Campos; orientador Diogo dos Santos); “Rede Biossorvente” (alunas Luiza Andrade e Isabella Lembo; orientadora Sandra Tonidandel); “Aclimatação de orquídeas do gênero Catasetum” (alunas Marina Anuardo e Carolina Rector; orientadores Nilce de Angelo e Fernando Campos de Domenico); “Cafenergizando— Catasetum fimbriatum: uso da borra de café como auxílio no crescimento de orquídeas”, (alunos André Navarro, João Victor Ramos e Felipe Camargo; orientadores Nilce de Angelo e Fernando Campos de Domenico) e “Cidades interligadas” (GEETec – Grupo de Estudos Experimentais em Tecnologia; orientadores Danilo Yoneshige e Tânia Luciano).