Categorias: Educação Infantil, Ensino Fundamental 1, Notícias

Ao longo do segundo semestre, os professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1 participaram de quatro sessões de uma formação inaugurada este ano. Com o nome “Partilha de saberes”, a iniciativa é voltada à socialização das práticas pedagógicas exitosas. Em continuidade ao trabalho realizado no início do ano, que foi dedicado às reflexões sobre as práticas adotadas, agora, a ideia foi trazer também a teoria para o debate. “É uma modalidade de formação continuada que aprimora o trabalho docente na sua totalidade. É benéfico aos alunos com professores mais reflexivos, conscientes e com intencionalidade, na prática”, comenta a coordenadora pedagógica do 2º e 3º ano, Priscila Costa.
Entre os temas que conduziram a roda de conversa nos quatro painéis realizados durante os meses de agosto e novembro, estavam: “Neurociências aplicadas à educação”, “Inclusão e dificuldades de aprendizagem”, “Competências socioemocionais” e “Aprendizagem e metodologias ativas”. A seleção dos temas abordados respeitou a escolha dos docentes que conduziram as palestras. “A partir disso, as coordenadoras organizaram e agruparam as práticas em torno de temáticas comuns, resultando em três grandes áreas: linguagens, matemática/ciências humanas e da natureza e educação socioemocional”, esclarece a coordenadora pedagógica do Jardim e do 1º ano, professora Bianca Sabbag.
Os encontros foram realizados durante as reuniões pedagógicas semanais, e o formato ficou a critério de cada professor, que pôde eleger o recurso mais adequado. “Ao todo, foram compartilhadas sessenta práticas de sala de aula”, comenta a coordenadora Bianca. “Os participantes tiveram a oportunidade de escolher previamente a quais apresentações desejavam assistir, inscrevendo-se com antecedência”, completa.
Saberes em movimento
Com o propósito de estimular a ação pedagógica reflexiva, o “Partilha de saberes” atende uma necessidade de formação continuada dos professores e proporciona a aprendizagem colaborativa. Além disso, “os educadores têm a oportunidade de refletir coletivamente sobre suas práticas, enriquecendo o repertório pedagógico de todos”, pontua a coordenadora Bianca.
A relevância do projeto é reforçada pela consonância com a faixa etária dos alunos assistidos por educadores que participaram dos encontros. “A educação durante as séries iniciais estabelece as bases do desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças. Isso exige um corpo docente bem preparado, que não só tenha conhecimento teórico mas também saiba aplicá-lo de maneira prática e reflexiva”, explica Symone Oliveira, coordenadora pedagógica do 4º e 5º ano. Ao final da participação, os professores receberam um certificado.



