Parcerias com institutos da USP ampliam horizontes do Cientista Aprendiz

Publicado em 16 de junho de 2025 às 8:00
Categorias: , ,

O Cientista Aprendiz, programa de iniciação científica júnior do Dante, firmou importantes parcerias com o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) e com o Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ), ampliando as possibilidades experimentais dos projetos desenvolvidos por seus alunos. A colaboração com o IPEN foi articulada por meio do professor dr. Marcus Paulo Raele, pesquisador do Centro de Lasers e Aplicações e pai de uma aluna do Colégio. Já a aproximação com o IQ teve início com o interesse dos próprios estudantes por aprofundar pesquisas na área de produtos naturais. 

Como parte das ações da parceria estabelecida, foi ministrado um treinamento aos professores Wayner Klen e Juliana Izidoro, que atuam na orientação de jovens pesquisadores do Cientista Aprendiz. Na ocasião, os docentes aprenderam a operar equipamentos de análise química, como o espectrofotômetro de UV-VIS e a Tomografia de Coerência Óptica (OCT), ferramentas de alto nível utilizadas para caracterização de substâncias. Por questões de segurança, estudantes não podem acessar o IPEN, que abriga um reator nuclear, mas os orientadores fazem a intermediação entre as análises laboratoriais e os projetos dos alunos. 

O professor Wayner destaca o impacto direto que o acesso ao IPEN vem trazendo ao programa, com quatro projetos já sendo beneficiados pelo acordo. “Esta parceria tem o potencial de ajudar diversos projetos do Cientista Aprendiz, desde a química até as engenharias. Em geral, boa parte dos projetos passam por etapas de caracterizações de substâncias, demandando o uso de máquinas altamente especializadas e de difícil acesso. Nesse sentido, a oportunidade de colaborar com o IPEN e de utilizar os recursos analíticos de seus laboratórios representa um marco na trajetória do programa.”

Dante firma parcerias com institutos da USP
Professores Juliana Izidoro e Wayner Klen ao lado do professor dr. Marcus Paulo Raele (à esquerda), pesquisador do IPEN

No Instituto de Química da USP, os alunos foram acolhidos pelos professores dr. Massuo Jorge Kato e dra. Anelize Bauermeister. Segundo a professora Juliana Izidoro, a parceria foi viabilizada com o protagonismo dos próprios estudantes. “O aluno Henrique Tonini, da 1ª série do Ensino Médio, entrou em contato com diversos pesquisadores e, em uma dessas conversas, a professora Anelize nos convidou para irmos ao IQ.” A visita proporcionou experiências práticas, como extração com metanol, ultrassom e filtração a vácuo, além do uso de técnicas cromatográficas para analisar os extratos obtidos, que serão apresentados na FeNaDANTE 2025. 

Professora dr. Anelize Bauermeister recebeu a visita da professora Juliana Izidoro e dos alunos do Cientista Aprendiz no Instituto de Química da USP

A docente ressalta a importância estratégica dessa parceria com o IQ para o crescimento do programa. “Há  uma grande procura pela área de produtos naturais, tanto pelos alunos da área de química quanto da de biologia e da saúde”, afirma. A professora calcula que cerca de seis projetos que envolvem soluções em fármacos, cosméticos ou produtos agrícolas devem se beneficiar da nova colaboração. A biodiversidade brasileira, segundo ela, é um fator motivador essencial: “Nosso país é muito rico em biodiversidade, o que nos permite explorar diversos tipos de plantas para resolver os nossos problemas de forma cada vez mais sustentável.”

A presença de ex-alunos do Cientista Aprendiz hoje atuando na universidade também inspira os estudantes atuais. A professora Juliana destaca o exemplo de Maria Elisa Teixeira, que hoje cursa Química na USP e faz iniciação científica com o professor Massuo. “Achei esse encontro bem válido, pois os atuais alunos puderam perceber que a pesquisa que eles desenvolvem na iniciação científica júnior pode ter uma continuidade na universidade.”

Dantianos também tiveram a oportunidade de conhecer o professor dr. Massuo Jorge Kato no IQ
, ,
Liceo Scientifico, opzione Scienze Applicate - Scuola Paritaria Italiana Cambridge - English Qualifications Mizzou - University of Missouri
error: Conteúdo protegido!!