Paixão pelo basquete motiva viagem para os EUA

Publicado em 28 de fevereiro de 2018 às 10:56
Categorias:

O basquete sempre foi o esporte carro-chefe do Colégio Dante Alighieri. Há gerações nossos times conquistam títulos, são respeitados e construíram um legado. Com muita gana e paixão pelo esporte, os alunos atletas e o Departamento de Educação Física podem agora ter o privilégio de vivenciar uma experiência única: visitar os Estados Unidos nas férias de julho e treinar em um centro esportivo de excelência, para aprender tudo sobre basquete.

A instituição escolhida foi a IMG Academy, High School e Centro Esportivo localizado na Flórida que conta com uma forte tradição na formação de atletas e na preparação para times universitários e profissionais nos EUA. Atletas de ponta, como a tenista russa Maria Sharapova, são veteranos da IMG, que foi fundada em 1978 pelo lendário treinador e técnico de tênis Nick Bollettieri com o intuito de oferecer uma formação de alto nível, tanto acadêmica quanto esportiva. Dentro da escola há também um Instituto de Ciências Esportivas.

Fonte: IMG Academy – Divulgação

O treinamento na IMG Academy tem duração de uma semana com foco total no esporte. Os alunos ficarão hospedados nos alojamentos da escola e passarão por um treinamento intenso, com aulas práticas sobre diversos temas ligados ao esporte e treinos em quadra. “Vamos acordar e ir dormir pensando em basquete. Vamos respirar basquete. Queremos ganhar o máximo possível de conhecimento com um ‘intensivão’ que exige imersão total dos alunos”, explica o professor Carlos Nicolás, coordenador do Departamento de Educação Física do Dante e responsável pela viagem.

A equipe já teve uma experiência no exterior em 2017, quando levou alunos atletas para a Disney Cup, campeonato de futebol em Orlando. Carlos conta que no ano passado o objetivo era competir, mas que agora o foco é mesmo estudar e praticar, apesar de a programação na Flórida poder incluir alguns jogos amistosos como parte dos treinos. Os dantianos também terão a oportunidade de conviver com colegas de vários países na academia.

“É uma experiência incrível, em que nossos alunos poderão aprender o esporte como um todo além de fazer um intercâmbio cultural. Todos os nossos atletas estão muito empolgados e ansiosos pela viagem”, comemora Beatriz Fernandes, professora de educação física e técnica de basquete do Dante. “Os EUA são o berço do basquete e a IMG é reconhecida como uma das melhores escolas e centros esportivos do mundo. Aqui no Dante temos uma tradição muito forte no basquete, que vem de gerações. Eu e a Bia somos ex-alunas e ex-atletas e não temos como explicar o quanto é emocionante poder proporcionar essa experiência para as nossas equipes”, lembra Juliana Tessari, que também é professora de educação física e técnica de basquete.

Valorizando as mulheres no esporte
Podem participar da viagem e do treinamento alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio, incluindo tanto o time masculino quanto o feminino. “Nossas equipes de basquete feminino são excelentes, estão cada vez mais fortes e, assim como os meninos, elas também foram convidadas para a viagem. Aqui no Dante nós valorizamos muito as meninas no esporte e apoiamos com todo o carinho nossos times femininos, por isso gostaria muito que as alunas participassem dessa excursão em peso. Com o treinamento da IMG, o time vai encorpar e ficar ainda melhor”, afirma o professor Carlos.

Pausa para a diversão
Aproveitando a viagem até a Flórida, os alunos também terão alguns dias para relaxar, passear e descansar nos parques de diversão de Orlando. Após o treinamento intensivo na IMG Academy, os dantianos irão para o complexo da Universal, onde poderão curtir as férias de julho por mais alguns dias antes de voltar ao Brasil.