Painel de Informação Profissional ajuda alunos na escolha de carreira

Publicado em 25 de junho de 2018 às 13:25

No dia 16 de junho o Dante promoveu o Painel de Informação Profissional, evento que reuniu alunos, pais, universitários e profissionais de diversas áreas com o objetivo de auxiliar os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio na escolha de carreira. A feira contou com oficinas e mesas-redondas, além de uma palestra especialmente voltada para os pais com o professor Marcus Vinicius de Morais, autor do livro “ Aos pais, com carinho – Vestibular e Carreira”. Na palestra, realizada no auditório Raul Falzoni, Marcus deu várias dicas sobre como lidar com os filhos adolescentes nessa fase tão estressante do vestibular.

“Costumamos ver o sucesso como retorno financeiro e aí a escolha da profissão é pautada em que trabalho vai render mais dinheiro, mas isso não traz sucesso e felicidade de fato, além de gerar uma pressão enorme, porque o jovem sente que não pode errar. Temos que mostrar a eles que tudo bem mudar de ideia, tudo bem trocar de profissão. No mundo de hoje, tudo muda muito rápido e as profissões que teremos no futuro ainda nem sequer existem. Por isso, flexibilidade e adaptação são essenciais. A família deve orientar a escolha e não ignorar o mercado de trabalho, é claro, mas sem pressão”, afirmou Marcus. “É importante que o filho sinta a responsabilidade da escolha dele e seja agente da própria vida. Os pais orientam, apoiam, mas não podem fazer por ele”, concluiu o professor, que voltará ao Dante esta semana para fazer uma palestra especialmente para alunos da 3ª série do Ensino Médio.

Entre as mesas-redondas, o Colégio recebeu profissionais e estudantes universitários de medicina, psicologia, direito, economia, engenharia, arquitetura, design, tecnologia, administração, marketing, jornalismo, cinema e até mesmo equipes especializadas em estudos no exterior e orientação para a escolha da carreira. Os destaques da programação foram as oficinas de design de moda do Istituto Europeo di Design (IED), de animação da Faap, de publicidade e propaganda da ESPM e de medicina da Medproject, que inclusive ensinou aos alunos como funcionam os nós cirúrgicos com uma atividade lúdica de mão na massa.

“Para mim é muito emocionante poder voltar ao Colégio onde estudei a vida inteira para ajudar os alunos. É uma grande satisfação e fiquei até emocionado. Educar é conduzir, e pudemos orientá-los para seguirem um caminho mais seguro e tranquilo nessa tapa tão importante”, disse Ricardo Macedo, ex-aluno do Dante e mestre em arquitetura, que participou do evento como convidado.

“Achei muito bom esse evento, ajudou demais! Os convidados explicaram como é o curso na faculdade e também como é o dia a dia na profissão depois de formado. Com as palestras, tive mais certeza do que prestar e me senti mais segura”, conta a aluna Luiza Dias, da 2ª série C do Ensino Médio, que quer fazer engenharia.