Orientadoras realizam semana de passagem do 5º para o 6º ano

Publicado em 28 de novembro de 2018 às 17:53
Categorias: , , ,

Quando os alunos passam do 5º para o 6º ano, há muitas mudanças: um novo prédio, uso de armários individuais (os famosos lockers), uso de celular, novos professores e matérias. Tanta novidade traz ansiedade, dúvidas e até medo. Mas, para evitar tudo isso e deixar tanto os estudantes quanto os pais mais tranquilos, a Orientação Educacional e os professores organizaram uma semana de transição cheia de atividades.

“A expectativa deles é muito grande, então nosso objetivo principal é mesmo tranquilizá-los, dando orientações e explicando tudo o que precisam saber sobre o 6º ano. Este ano, pela primeira vez, também realizamos encontros com os pais”, esclarece a professora Elenice Zizzioti, coordenadora do Departamento de Orientação Educacional.

A professora Marina Galvanini, orientadora do 5º ano, concorda: “as reuniões com os pais foram focadas em organização, responsabilidade e autonomia, e nossa meta era fazer com que a transição não fosse uma ruptura, e sim um ritual de passagem. Foi bem melhor conversar com os pais agora, antes de o novo ano letivo começar, pois assim eles já sabem o que esperar, vão para as férias tranquilos, já sabem até o material mais legal de comprar para as crianças”, afirma.

“Nós nos unimos para fazer essa ação, envolvendo todos os professores dos dois anos, e, depois de a Marina levantar as dúvidas mais frequentes entre os alunos do 5º ano, preparamos um vídeo com colegas do 6º ano respondendo e explicando tudo para eles, contando como foi sua própria experiência. Isso foi muito legal, porque aproximou as duas turmas e trouxe um senso de identificação e representatividade. Também fizemos um vídeo de boas-vindas dos professores do 6º ano, em que cada um se apresentou, falou sobre a matéria que ensina e se mostrou aberto a receber a nova turma”, conta a professora Marilia Masini, orientadora do 6º ano. “Quisemos proporcionar um ambiente o mais acolhedor possível. Além dos vídeos, também reunimos todas as crianças no auditório para conversarmos. A mensagem que quisemos passar foi: a gente sabe que são muitas mudanças, é um desafio, mas estamos aqui para ajudar em tudo de que precisarem. Contem com a gente! ”, diz ela. E deu muito certo: agora, os alunos do 5º ano já reconhecem e cumprimentam os futuros professores nos corredores do Colégio, se aproximaram dos colegas mais velhos e se sentem mais tranquilos com a chegada de 2019.

Organização é o foco

As orientadoras contam que o maior foco da ação, além de tranquilizar pais e alunos, era ajudar com a organização e a administração de tempo. “Procuramos descrever a rotina do 6º ano e a importância da orientação e do acompanhamento dos pais neste período, auxiliando os filhos no planejamento das tarefas de casa com supervisão e fazendo uma rotina de estudos diária. Também demos dicas sobre o uso de celular e dos armários, como não sobrecarregar a rotina das crianças e apoiar todas essas mudanças na rotina deles”, conta a professora Cristina Campos, orientadora do 6º ano. Os sextanistas ainda têm mais uma novidade importante: a chegada dos plantões, que são oferecidos para todas as matérias com três diferentes abordagens: temático (revisão das aulas da semana), adaptativo (plantão de dúvidas), e plus (aprofundamento de uma disciplina que o aluno já domine).

, , ,