Olimpíada francesa Matemática Sem Fronteiras premia 173 dantianos

Publicado em 1 de abril de 2019 às 15:05
Categorias: , , ,

No dia 28 de fevereiro, uma cerimônia no auditório Miro Noschese emocionou toda a comunidade escolar do Dante. Na ocasião, foram entregues medalhas a 173 alunos, como prêmio por sua participação na olimpíada de matemática Mathématiques Sans Frontières, competição internacional que foi criada em 1989 na França e que reuniu, em 2018, 300 mil alunos vindos de 33 países. Os alunos realizaram as provas no ano passado. Do Dante, participaram 502 estudantes, divididos em 19 turmas, com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. “Todos participaram por vontade própria, não era obrigatório nem valia nota, e a prova aconteceu em uma véspera de feriado. Isso já mostra bem o quanto nossos alunos são interessados e aplicados. Premiamos 173 estudantes porque era o limite do regulamento, senão teríamos premiado todos”, contou o professor Milton Sgambatti, coordenador do Departamento de Matemática. O auditório estava completamente abarrotado por alunos, familiares e amigos, e todos os professores de matemática foram ovacionados ao subirem ao palco para a entrega das medalhas.

A olimpíada Matemática Sem Fronteiras valoriza o trabalho em equipe, a colaboração e a habilidade de resolução de problemas, além do conhecimento acadêmico. “A prova é feita em grupo e nossas 19 turmas participantes tiveram notas muito semelhantes, o que mostra a qualidade de nossos alunos”, comenta Milton. De fato, os alunos demonstram ter muito interesse na competição: de 2017 para 2018, houve aumento de 23% no total de alunos participantes, aumento de 16,6% no total de salas premiadas e aumento de 6,17% no total de alunos premiados. “E sabe o que eles ganhavam depois de tudo isso? Apenas estudar matemática, gostar dela e adquirir conhecimento e experiência. Além das medalhas e dos certificados, não há prêmio algum. Eles vêm participar justamente para aprender coisas novas, e esse excelente resultado nos traz uma sensação de dever cumprido. Nossos alunos são realmente especiais, nunca vi estudantes tão bem-educados, dedicados, ávidos por aprendizagem e conhecimento. Fico muito feliz com o resultado e sinto que estou na profissão certa e no lugar certo com esses meninos”, elogia o professor.

“São exercícios difíceis, mas nós fazemos juntos e conseguimos resolver. Também é interessante ver na competição um conteúdo muito diferente do que estamos vendo em sala de aula, aprendendo coisas novas”, afirma a aluna Carolina Moua Ccad, do 7º H. “É uma experiência bem legal, um percurso diferente, e ainda conseguimos conquistar a medalha de ouro competindo com mais de 50 países”, comemora a colega Aline Mores, da mesma classe. Elas participaram da olimpíada juntas, na mesma equipe.

Na cerimônia, a mesa foi composta por autoridades do Dante, como o doutor José Luiz Farina, presidente do Colégio, e a professora Valdenice Minatel M. de Cerqueira, diretora-geral pedagógica. A professora Sandra Tonidandel, coordenadora-geral pedagógica do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, só não esteve presente porque, na data, estava acompanhando um grupo de alunos em uma feira de ciências internacional, em Barcelona, da qual o Dante saiu premiado. “Esta é uma noite muito especial! Primeiro, pelo orgulho que o Colégio tem em entregar estas medalhas para vocês, alunos. Isso vai contar muito para as grandes universidades e até para o mercado de trabalho. Não façam pela competição, e sim por seu mérito, conhecimento. Sigam nesse caminho, vai valer pela vida inteira. Vocês estão todos de parabéns”, disse o doutor Farina.

, , ,