No Pisa, Colégio Dante Alighieri ultrapassa países como Finlândia, Japão e Coreia

Publicado em 30 de outubro de 2020 às 16:19
Categorias:

O Colégio Dante Alighieri teve pontuação acima de países como Finlândia, Japão, Coreia e Suécia no Programa de Avaliação Internacional de Estudantes (Pisa), prova aplicada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para avaliar o nível de ensino em escolas do mundo todo.

Há dois anos a OCDE disponibilizou para o Brasil a possibilidade de escolas realizarem por iniciativa própria o Pisa For Schools, prova com a mesma métrica e os mesmos critérios da mais reconhecida avaliação internacional de estudantes. O Dante realizou a prova pela primeira vez em sua última edição, em 2019, e os dados foram divulgados pelo Pisa neste semestre e organizados com resultados do Colégio no mês de outubro pela professora Sandra Tonidandel, diretora pedagógica do Ensino Fundamental II e Médio.

A professora Sandra ressalta a importância da participação do Dante no Pisa como forma de compreender o nível que os alunos estão em relação a países com altíssimo nível de ensino em competências: “É muito relevante para nossa atenção aos dados e evidências acerca de comparativos internacionais”.

Resultados em excelência de ensino

Na área de ciências, o Colégio obteve pontuação de 563, acima de todos os países, abaixo apenas do grupo chamado pelo ranking do Pisa de B-S-J-Z, formado pelas cidades de Beijing, Shangai, Jiangsu e Zheijiang, na China, que marcaram, juntas, 590 pontos. Na área de leitura, o Dante, com pontuação de 550, também fica atrás somente do mesmo grupo B-S-J-Z (China), que marcou 555 pontos. Em matemática, a escola obteve 551 pontos, sendo que só Macau (região administrativa especial da China), Singapura e o grupo B-S-J-Z apresentaram uma pontuação maior.

Na média da pontuação das três áreas de habilidades cognitivas, leitura, ciências e matemática, o Dante fica com 554,66 pontos, um valor 14,8% maior do que a média global, que é de 483 pontos.

“A média de desempenho dos 25% melhores alunos do Dante é superior aos 25% melhores alunos do mundo avaliados pela OCDE em matemática, ciências e leitura”, explica a professora Sandra.

E termina: “Para o nosso Colégio esses resultados mostram o nível de excelência da educação dos alunos em escala internacional! Uma avaliação externa e calibrada com outros países permite a comparação da qualidade de ensino do Dante num grau de distinção. A nossa posição de destaque absoluto, acima de países de altíssima pontuação, demonstra o elevado nível acadêmico e representa a validação do projeto pedagógico de alta qualidade do Colégio aos alunos da 1ª série do Ensino Médio”.

A avaliação é aplicada no Brasil pela Fundação Cesgranrio e foi realizada dentro do Dante em novembro de 2019. Oitenta e cinco alunos dantianos fizeram a prova, escolhidos pelo Colégio de acordo com parâmetros estatísticos definidos pelo Pisa, como amostragem representativa da escola. Os critérios da pesquisa buscam se aproximar ao máximo de um cenário real da escola, com nível de confiança informada pela Cesgranrio de 95%.

Nos números apresentados, as comparações são feitas entre o resultado obtido na prova pelo Dante e a pontuação dos outros países com base nos resultados do Pisa divulgados em 2018. A avaliação da OCDE é realizada de três em três anos.