Português Italiano Inglês Español
Siga nas redes sociais Facebook Instagram YouTube Linkedin
Home / Destaque / Institucional / Notícias

No Dia Mundial do Meio Ambiente, Dante celebra iniciativas sustentáveis

Imprimir Compartilhar Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Google Plus
Em 13 de junho de 2019

No dia 5 de junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente e, para celebrar a data, o Colégio Dante Alighieri listou todas as iniciativas da escola pela preservação do meio ambiente. A coleta seletiva, por exemplo, começou no Dante há mais de 20 anos, dentro de uma criteriosa gestão de resíduos. Com o tempo, essa ação deu corpo a um grande projeto de compostagem de resíduos orgânicos, que, na sequência, resultou na criação do Telhado Verde – a cobertura do prédio Ruy Barbosa que hoje abriga uma horta urbana e se integra aos outros espaços de educação ambiental do Colégio.

O “Projeto Plantar”, que nasceu da gestão de resíduos e das práticas a ela associadas, é uma iniciativa que busca consolidar uma ação ambiental sólida e, paralelamente, estabelecer espaços de educação ambiental destinados a alunos do Maternal ao Ensino Médio. As ações do “Projeto Plantar” dividem-se em três eixos principais: Coleta Seletiva e Compostagem; Gestão e Reúso de Água; e Gestão de Energia. No processo, alunos, professores e funcionários são envolvidos, direta ou indiretamente, como agentes da gestão de resíduos. Nos últimos 16 anos, o Colégio destinou cerca de 570 toneladas de resíduos para reciclagem, com uma média anual de aproximadamente 35 toneladas. O projeto também chegou a armazenar quase 30 mil litros de água de chuva em quatro reservatórios, água que destina não apenas à lavagem da frota de ônibus do Colégio, que conta com 45 veículos, mas também à retrolavagem do poço artesiano. Já a gestão de energia usa luz solar e lâmpadas de LED. A compostagem, por sua vez, que também está a pleno vapor, produz um composto 100% orgânico que funciona como um ótimo adubo e alimenta a horta do Telhado Verde. Atualmente, há 400 sacos do composto disponíveis para doação, que podem ser retirados com a equipe do “Projeto Plantar” no Almoxarifado Central.

Desde 2017, o Dante também está engajado em uma forte campanha pela diminuição do uso de copos plásticos descartáveis dentro das dependências da escola. Em maio de 2018, o Colégio foi convidado para integrar a campanha “Por Amor ao Mar”, da ONU Meio Ambiente, cujo objetivo era zerar internamente o consumo dos copos. A meta foi atingida de forma gradual e, por conta do ótimo desempenho, o Dante recebeu um Certificado de Reconhecimento e Excelência. Paralelamente, concorreram para o sucesso da campanha diversas ações de conscientização para a mudança de hábito, incluindo aulas especiais para alunos de todas as faixas etárias e iniciativas de comunicação interna para professores e funcionários, com a distribuição gratuita de canecas, a instalação de bebedouros Smart, próprios para abastecer squeezes e garrafas, além de atividades interdisciplinares relacionadas à preservação e aos cuidados com o meio ambiente. O resultado? Não poderia ser melhor: o Dante deixou de usar um milhão duzentos e vinte e quatro mil copos plásticos descartáveis por ano, o que significa uma média aproximada de 102 mil copos por mês!

“Esse resultado expressivo é motivo de orgulho para nossa escola, sendo fruto da colaboração de todos nós. Por isso, gostaríamos de agradecer a cada um pelo empenho e participação nessa mudança de hábitos. Em apoio assim às chamadas agendas sustentáveis, aproveitamos para reforçar e reafirmar nossa intenção de continuar reduzindo a geração de resíduos dentro do Colégio”, afirmou Marcio Usmari, Gerente-Geral Administrativo do Dante, em comunicado oficial.

 

Quer fazer sua parte?

A equipe do “Projeto Plantar” ainda deu dicas práticas para que toda a comunidade escolar possa fazer da sua rotina um constante modo de cuidar do meio ambiente. Confira e ajude:

1) Na hora de consumir e descartar, pratique sempre os “5 Rs”: Repensar; Reduzir, Recusar, Reutilizar e Reciclar.

2) Separe o lixo de casa em orgânicos, recicláveis e rejeitos.

3) Se na sua rua não passa o caminhão da coleta seletiva, entre em contato com a prefeitura e solicite o serviço, ou leve aos pontos de coleta mais próximos, ou ainda procure por aplicativos que conectam você a catadores de recicláveis, como o “Cataki”. Para descobrir os pontos de coleta mais próximos da sua casa, pesquise nos seguintes links:

Coleta Seletiva em São Paulo

ECOPONTOS

Ecycle – pontos de coleta seletiva

Pontos de coleta de lixo eletrônico em São Paulo

4) Lembre-se: não existe “jogar fora”, por isso cuide e encaminhe corretamente o resíduo gerado por você.

5) Reaproveite cascas e sementes de frutas, restos de hortaliças e legumes para transformá-los em adubo para o seu jardim. Minhocários caseiros são uma opção muito simples e fácil de manejar.

6) Troque os copos de plástico pelos de vidro e canecas. Ande com o seu!

7) Substitua canudos de plástico por outros de metal, bambu, vidro e até papel.

8) Quando possível, substitua o carro pela bicicleta ou por transporte coletivo.

9) Não deprede árvores e plantas. Pelo contrário, ajude a preservá-las!

10) Não jogue lixo na rua, nunca! Guarde e descarte corretamente quando tiver a oportunidade.

11) Se você tiver espaço em sua casa, plante flores, sementes de frutas ou hortaliças, temperos, etc. Ter contato com a terra, cuidar das plantas, observar e acompanhar seus ciclos, usufruir de seus aromas, cores e sabores faz muito bem para a saúde e tem efeitos positivos no corpo e na mente.

Categorias: Destaque, Institucional, Notícias