Home / Destaque / Institucional / Notícias

No Dia Mundial do Meio Ambiente, Dante celebra iniciativas sustentáveis

Em 13 de junho de 2019

No dia 5 de junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente e, para celebrar a data, o Colégio Dante Alighieri listou todas as iniciativas da escola pela preservação do meio ambiente. A coleta seletiva, por exemplo, começou no Dante há mais de 20 anos, dentro de uma criteriosa gestão de resíduos. Com o tempo, essa ação deu corpo a um grande projeto de compostagem de resíduos orgânicos, que, na sequência, resultou na criação do Telhado Verde – a cobertura do prédio Ruy Barbosa que hoje abriga uma horta urbana e se integra aos outros espaços de educação ambiental do Colégio.

O “Projeto Plantar”, que nasceu da gestão de resíduos e das práticas a ela associadas, é uma iniciativa que busca consolidar uma ação ambiental sólida e, paralelamente, estabelecer espaços de educação ambiental destinados a alunos do Maternal ao Ensino Médio. As ações do “Projeto Plantar” dividem-se em três eixos principais: Coleta Seletiva e Compostagem; Gestão e Reúso de Água; e Gestão de Energia. No processo, alunos, professores e funcionários são envolvidos, direta ou indiretamente, como agentes da gestão de resíduos. Nos últimos 16 anos, o Colégio destinou cerca de 570 toneladas de resíduos para reciclagem, com uma média anual de aproximadamente 35 toneladas. O projeto também chegou a armazenar quase 30 mil litros de água de chuva em quatro reservatórios, água que destina não apenas à lavagem da frota de ônibus do Colégio, que conta com 45 veículos, mas também à retrolavagem do poço artesiano. Já a gestão de energia usa luz solar e lâmpadas de LED. A compostagem, por sua vez, que também está a pleno vapor, produz um composto 100% orgânico que funciona como um ótimo adubo e alimenta a horta do Telhado Verde. Atualmente, há 400 sacos do composto disponíveis para doação, que podem ser retirados com a equipe do “Projeto Plantar” no Almoxarifado Central.

Desde 2017, o Dante também está engajado em uma forte campanha pela diminuição do uso de copos plásticos descartáveis dentro das dependências da escola. Em maio de 2018, o Colégio foi convidado para integrar a campanha “Por Amor ao Mar”, da ONU Meio Ambiente, cujo objetivo era zerar internamente o consumo dos copos. A meta foi atingida de forma gradual e, por conta do ótimo desempenho, o Dante recebeu um Certificado de Reconhecimento e Excelência. Paralelamente, concorreram para o sucesso da campanha diversas ações de conscientização para a mudança de hábito, incluindo aulas especiais para alunos de todas as faixas etárias e iniciativas de comunicação interna para professores e funcionários, com a distribuição gratuita de canecas, a instalação de bebedouros Smart, próprios para abastecer squeezes e garrafas, além de atividades interdisciplinares relacionadas à preservação e aos cuidados com o meio ambiente. O resultado? Não poderia ser melhor: o Dante deixou de usar um milhão duzentos e vinte e quatro mil copos plásticos descartáveis por ano, o que significa uma média aproximada de 102 mil copos por mês!

“Esse resultado expressivo é motivo de orgulho para nossa escola, sendo fruto da colaboração de todos nós. Por isso, gostaríamos de agradecer a cada um pelo empenho e participação nessa mudança de hábitos. Em apoio assim às chamadas agendas sustentáveis, aproveitamos para reforçar e reafirmar nossa intenção de continuar reduzindo a geração de resíduos dentro do Colégio”, afirmou Marcio Usmari, Gerente-Geral Administrativo do Dante, em comunicado oficial.

Quer fazer sua parte?

A equipe do “Projeto Plantar” ainda deu dicas práticas para que toda a comunidade escolar possa fazer da sua rotina um constante modo de cuidar do meio ambiente. Confira e ajude:

1) Na hora de consumir e descartar, pratique sempre os “5 Rs”: Repensar; Reduzir, Recusar, Reutilizar e Reciclar.

2) Separe o lixo de casa em orgânicos, recicláveis e rejeitos.

3) Se na sua rua não passa o caminhão da coleta seletiva, entre em contato com a prefeitura e solicite o serviço, ou leve aos pontos de coleta mais próximos, ou ainda procure por aplicativos que conectam você a catadores de recicláveis, como o “Cataki”. Para descobrir os pontos de coleta mais próximos da sua casa, pesquise nos seguintes links:

Coleta Seletiva em São Paulo

ECOPONTOS

Ecycle – pontos de coleta seletiva

Pontos de coleta de lixo eletrônico em São Paulo

4) Lembre-se: não existe “jogar fora”, por isso cuide e encaminhe corretamente o resíduo gerado por você.

5) Reaproveite cascas e sementes de frutas, restos de hortaliças e legumes para transformá-los em adubo para o seu jardim. Minhocários caseiros são uma opção muito simples e fácil de manejar.

6) Troque os copos de plástico pelos de vidro e canecas. Ande com o seu!

7) Substitua canudos de plástico por outros de metal, bambu, vidro e até papel.

8) Quando possível, substitua o carro pela bicicleta ou por transporte coletivo.

9) Não deprede árvores e plantas. Pelo contrário, ajude a preservá-las!

10) Não jogue lixo na rua, nunca! Guarde e descarte corretamente quando tiver a oportunidade.

11) Se você tiver espaço em sua casa, plante flores, sementes de frutas ou hortaliças, temperos, etc. Ter contato com a terra, cuidar das plantas, observar e acompanhar seus ciclos, usufruir de seus aromas, cores e sabores faz muito bem para a saúde e tem efeitos positivos no corpo e na mente.

Categorias: Destaque, Institucional, Notícias