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Entre as propostas que valorizam os campos de experiência da criança, uma saída pedagógica ao Jardim das Esculturas, no Parque Ibirapuera, foi realizada com os pequenos do Jardim. A atividade, que aconteceu entre os dias 6 e 8 de maio, proporcionou aos alunos o contato com um espaço amplo, verde e cheio de possibilidades, onde puderam explorar e observar a exposição de diferentes artistas, com variados estilos e materiais.
“Cada escultura despertava curiosidade, gerando perguntas, expressões de surpresa e interpretações únicas. Algumas crianças se encantaram com as formas e tamanhos das esculturas; outras as relacionaram com histórias, animais ou personagens do imaginário infantil”, comenta a professora Ana Carolina Guimarães.
Para além dos muros do Colégio, a visita também pôde despertar a compreensão de que os espaços que frequentamos podem ser lugares de aprendizado e ampliação do conhecimento. “A proposta foi convidá-las a observar as obras expostas sob outra perspectiva — ampliando, assim, seu repertório não apenas sobre arte, mas também sobre o conceito de museu”, explica a docente.


Arte, natureza e convivência: um convite para o desenvolvimento global da criança
A professora explica que, aos cinco anos, o aprendizado das crianças é norteado, principalmente, por meio da exploração ativa, “do estímulo à imaginação e da interação com o mundo ao seu redor”. E completa: “o contato com obras de arte ao ar livre amplia o repertório cultural e estimula a curiosidade, a sensibilidade estética, a linguagem oral e corporal, além de promover o pensamento crítico e a criatividade”.
Durante a visita a professora Ana Carolina conta que os alunos puderam estabelecer relações entre as esculturas e os conteúdos trabalhados em sala, por exemplo, com o tema “Gigantes”. Ao observarem a obra Aranha, de Emanoel Araujo, uma das crianças comentou: “’Acho que pode ter sido um gigante que fez essa obra. A gente até entra embaixo dela!”. A convivência com o outro e com o espaço, a participação e a exploração, além do ato de brincar e da valorização das diferentes formas de expressão e de autoconsciência, destacaram-se como as principais competências trabalhadas.
Acompanhados das professoras do Dante e de uma equipe de monitoria parceira do Colégio, as crianças também se envolveram com o projeto “Pequenos artistas em ação”, cujo objetivo foi inserir atividades sensoriais e participativas, para explorar a pintura, a música e a expressão corporal. “Experiências como esta enriquecem o processo educativo”, explica a docente, “tornando a aprendizagem mais conectada ao mundo real, contribuindo para o desenvolvimento integral das crianças”.


