Museu de História Natural realiza aulas especiais

Publicado em 9 de dezembro de 2019 às 12:02
Categorias: , , , , , ,
alunos na estufa

O Museu de História Natural do Colégio Dante Alighieri encanta a todos e é adorado pelos alunos, que chegam a passar o recreio ali por vontade própria. Mas o que muita gente não sabe é que o espaço oferece, além das exposições especiais e do acervo permanente, aulas diferenciadas desenvolvidas com todo o carinho e o cuidado para cada faixa etária, sempre em parceria com a equipe pedagógica.

teatro de fantoches no museu

“As aulas especiais são solicitadas pelos professores e agendadas previamente. Assim, o patrimônio do museu é utilizado como ferramenta de ensino por meio de práticas interativas, buscando favorecer o desenvolvimento do pensamento crítico”, explica a bióloga Ana Paula Fioretti, supervisora do museu.

Para alunos da Educação Infantil, por exemplo, a equipe do museu preparou um teatrinho de fantoches tendo como protagonista a índia Iara, que mora no Cerrado, para explicar aos pequenos de forma acessível a importância do bioma, além de mostrar os animais típicos da região, como o lobo-guará e o tamanduá-bandeira.

exposição sobre o Cerrado

As crianças amaram e participaram ativamente da apresentação, o que ajuda a fixar melhor o conteúdo aprendido. “Foi uma adaptação do conteúdo da exposição temporária sobre o Cerrado que estava em cartaz. Geralmente, essas exposições são voltadas a temas de preservação da biodiversidade”, conta Ana Paula. Os pequenos ainda realizaram visitas à estufa, localizada próxima às quadras externas, para aprender sobre peixes e sobre o bioma da Amazônia.

peixes na estufa

Já os alunos mais velhos participaram do “Detetive no Museu”, atividade em que, como em uma caça ao tesouro, recebem um mapa do museu e pistas sobre cada animal que devem encontrar dentro do acervo. Essa aula prática especial, que foi ministrada para alunos de 2º e 6º ano do Ensino Fundamental, foi elaborada pelas professoras Miriam Brito Guimarães, coordenadora de ciências do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental, e Silvia Mendes, responsável pelo Laboratório de Ciências da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I. Ainda há aulas de desenho de paisagens para estudo dos diferentes biomas brasileiros, entre outras atividades.

detetive no museu
uso de ipad