A geração que já está mudando o mundo

Projetos voltados a questões sociais realizados por alunos e ex-alunos do Colégio Dante:
conheça, participe e compartilhe!

Live beneficente com apresentação de flauta doce, violão e bate-papo com o escritor João Carrascoza

aluna do 7º ano do Colégio Dante em 2020, Júlia Abdalla.

No dia 15 de agosto, a aula Júlia Abdalla realizou, por meio da plataforma do YouTube, uma live beneficente para angariar doações para uma instituição de catadores de lixo Kombosa Seletiva. A ideia da jovem flautista veio a partir do impacto causado pela leitura de “Caleidoscópio de Vidas”, de João Carrascoza, indicado por sua profa. de Língua Portuguesa do Dante, Taís Barbosa. Por isso, o autor foi convidado para um bate-papo sobre o livro. A live foi dividida entre esse bate papo e uma apresentação da dupla de pai e filha, chamados de Duo Abdalla, que tocaram violão e flauta, respectivamente.

Cesta Solidária

aluna da 3ª série do EM. 2020, Isabele Neves Oliveira

Ação solidária para doação de cestas básicas para regiões vulneráveis da zona norte e oeste da cidade de São Paulo.

EADoEnem

ex-alunos recém-formados do Dante em 2019, Alessandra Portinari, Breno Tonidandel, Carolina Previdi, Davi Perides, Jean Marsal, Laura Marino, Letícia Furusawa, Ana Beatriz Casolaro, Vinicius Cardoso, Maria Luiza Oliveira, Maria Eduarda Veloso e Bruna Spina.

Jovens que acabaram de ingressar nas melhores faculdades do Brasil, como USP, UFMG, UFABC, PUC, FGV e ESPM, criaram um perfil no Instagram para auxiliar vestibulandos de escolas públicas de todo o Brasil com questões referentes ao Enem, além de oferecer conselhos e dicas para autocuidado emocional e produtividade durante a quarentena.

O-SI – Ônibus de Saúde Imediata

ex-aluno do Dante, formado em 2014, André Zanolla

O estudante do último ano de arquitetura na FAU-USP criou um projeto, com o apoio de seu escritório de arquitetura (Democratic Architects), que sugere a reutilização de ônibus retirados de circulação da região metropolitana de São Paulo como novos espaços móveis de unidade básica de saúde.

Neto Digital: adote um idoso

aluno do 9º ano do Colégio Dante em 2020, Enzo de Almeida

O projeto do Cientista Aprendiz do aluno Enzo estuda como criar uma plataforma que possa aproximar idosos de jovens que tenham disponibilidade para ensiná-los sobre o uso de tecnologias. O trabalho ganhou destaque durante a pandemia, por conta do isolamento social e do grande número de idosos solitários em casas de terceira idade ou isolados em suas próprias casas mesmo.

AMAR-mita

ex-aluno do Colégio Dante Alighieri, formado em 2001, Adriano De Luca

Projeto do ex-aluno criado frente à pandemia de Covid-19 a fim de realizar doações de marmitas para a população de Heliópolis, comunidade de São Paulo com mais de 100 mil habitantes que – assim como outras regiões mais vulneráveis da cidade – foi gravemente afetada economicamente por conta da pandemia.

BAGG: Uso de copos reutilizáveis em parceria com estabelecimentos alimentícios

alunos da 2ª série do Ensino Médio em 2020, Gabriel Ribeiro Godoy Rodrigues, Leonardo Poles Amorim, Lucca Garoni Colonna e Lucca Pedrosa Bressa.

O BAGG é um sistema que, utilizando um copo dobrável em contato com seu aplicativo, possibilita – por meio da tecnologia de radiofrequência – que o usuário pague, diretamente com o copo, por bebidas, compute consumos e resgate promoções e benefícios. A intenção do sistema é oferecer benefícios práticos e financeiros para o uso de copos reutilizáveis, o que é um importante instrumento na luta contra o excesso de lixo plástico despejado pelo mundo.
Projeto premiado no Dante GEN de Empreendedorismo Social 2019

Daltonismo e a relação com o espaço urbano

alunos da 3ª série do Ensino Médio em 2020, Catarina Flegner Leite, Sabine Pecho e Souza e Vittoria Magnelli Tieppo.

O projeto consiste em criar um frame que possa ser encaixado em um farol de trânsito, com símbolos que representam as luzes vermelha (uma mão), amarela (um ponto de exclamação) e verde (uma seta para cima). A ideia é que, com esses símbolos, as pessoas com daltonismo não precisem mais ficar adivinhando quando é o momento de andar ou parar o carro.
Projeto premiado no Dante GEN de Empreendedorismo Social 2019

H20xum

ex-alunos recém-formados do Dante em 2019, Bruno Martelli de Freitas, Davi Perides Roizman e Helena Garrido Martos.

O projeto visava criar uma fundação sem fins lucrativos para levar água potável a moradores em situação de rua em São Paulo por meio de garrafas tecnológicas que funcionariam como filtros portáteis, usando parceria público-privada para distribuir o material em albergues da prefeitura.
Projeto premiado no Dante GEN de Empreendedorismo Social 2018

Sustentabilidade com Visibilidade

alunos da 3ª série do Ensino Médio em 2020, Luiza Franco Riso, Maria Clara Julio Carvalho, Pedro Paulo Gaudenci Alves e Taís Bucci Rodrigues Netto.

O projeto pretende renovar os cestos de lixo reciclável com um novo design, instalando mais lixeiras em toda a cidade de São Paulo, além de simplificar e facilitar a separação do lixo com recursos visuais – seguindo as cores-padrão da reciclagem, mas com formato dos principais produtos de cada categoria. A ação também seria acompanhada de uma forte campanha de conscientização e ajudaria a evitar a contaminação do lixo reciclável.
Projeto premiado no Dante GEN de Empreendedorismo Social 2018