Marketing do Dante participa da Social Media Week

Publicado em 13 de setembro de 2018 às 18:53

Vinicius Hijano, supervisor do Departamento de Marketing do Colégio Dante Alighieri, foi convidado para palestrar na Social Media Week São Paulo, o maior evento de comunicação digital da América Latina, realizado de 10 a 14 de setembro na ESPM. A Semana de Mídia Social (em inglês, Social Media Week ou SMW) é uma das mais importantes conferências de comunicação digital, mídia, marketing e tecnologia do mundo. O evento é realizado anualmente em diversas cidades, tendo como foco os principais polos produtores de conteúdo digital, como Londres e Nova York. Globalmente, a SMW já foi realizada em mais de 25 cidades, contando com mais de 10 mil palestrantes e 75 mil participantes.

De volta à edição brasileira, em São Paulo, Vinicius representou o Dante compartilhando seus 12 anos de experiência no Colégio. De acordo com o supervisor, é preciso conhecer a fundo e entender de verdade a escola em que se trabalha para só então poder trabalhar marketing dentro da instituição. “Antes de mais nada, é preciso ter uma identificação muito clara da metodologia, do posicionamento e dos diferenciais da escola, entender para o quê formamos o aluno. Hoje em dia não dá mais para pensar apenas em vestibular e Enem”, afirmou ele, que acredita ser importante incentivar projetos de grande valor e pesquisas e sempre colocar os alunos como protagonistas.

Segundo Vinicius, a educação não pode ser tratada como um produto qualquer. Não é algo simples de se comercializar, como um produto disponível no supermercado. “Se formos parar para analisar, a escola traz uma fidelidade de 14 anos, representa uma das cinco contas fundamentais da família, a compra tem muita influência da indicação de amigos e familiares e, em média, a escolha pode levar de 6 meses a 3 anos. É o tempo que os pais levam pesquisando e conhecendo colégios antes de decidir onde seu filho vai estudar”, explica.

“Dentro das escolas, o departamento de comunicação e marketing precisa também entender a diferença entre fazer registro e divulgação. Nem tudo é relevante para o público externo e nem tudo vai contribuir para a construção da imagem, do posicionamento e do branding do colégio”, orientou Vinicius, que também deu dicas sobre como gerenciar os canais de mídias sociais e como profissionalizar a área de marketing, além da importância do endomarketing e da comunicação interna, envolvendo todos os professores e colaboradores. “Afinal, a função de atrair novos alunos pode ser do departamento de marketing, mas a responsabilidade é de toda a escola.” Ele ainda apresentou os projetos “Ombrello – o jeito Dante de ensinar” e “Dante GEN” e, no final da palestra, respondeu a perguntas da plateia.