Siga nas redes sociais Facebook Instagram YouTube
Home / Destaque / Institucional / Notícias

Marketing do Dante participa da Social Media Week

Em 13 de setembro de 2018

Vinicius Hijano, supervisor do Departamento de Marketing do Colégio Dante Alighieri, foi convidado para palestrar na Social Media Week São Paulo, o maior evento de comunicação digital da América Latina, realizado de 10 a 14 de setembro na ESPM. A Semana de Mídia Social (em inglês, Social Media Week ou SMW) é uma das mais importantes conferências de comunicação digital, mídia, marketing e tecnologia do mundo. O evento é realizado anualmente em diversas cidades, tendo como foco os principais polos produtores de conteúdo digital, como Londres e Nova York. Globalmente, a SMW já foi realizada em mais de 25 cidades, contando com mais de 10 mil palestrantes e 75 mil participantes.

De volta à edição brasileira, em São Paulo, Vinicius representou o Dante compartilhando seus 12 anos de experiência no Colégio. De acordo com o supervisor, é preciso conhecer a fundo e entender de verdade a escola em que se trabalha para só então poder trabalhar marketing dentro da instituição. “Antes de mais nada, é preciso ter uma identificação muito clara da metodologia, do posicionamento e dos diferenciais da escola, entender para o quê formamos o aluno. Hoje em dia não dá mais para pensar apenas em vestibular e Enem”, afirmou ele, que acredita ser importante incentivar projetos de grande valor e pesquisas e sempre colocar os alunos como protagonistas.

Segundo Vinicius, a educação não pode ser tratada como um produto qualquer. Não é algo simples de se comercializar, como um produto disponível no supermercado. “Se formos parar para analisar, a escola traz uma fidelidade de 14 anos, representa uma das cinco contas fundamentais da família, a compra tem muita influência da indicação de amigos e familiares e, em média, a escolha pode levar de 6 meses a 3 anos. É o tempo que os pais levam pesquisando e conhecendo colégios antes de decidir onde seu filho vai estudar”, explica.

“Dentro das escolas, o departamento de comunicação e marketing precisa também entender a diferença entre fazer registro e divulgação. Nem tudo é relevante para o público externo e nem tudo vai contribuir para a construção da imagem, do posicionamento e do branding do colégio”, orientou Vinicius, que também deu dicas sobre como gerenciar os canais de mídias sociais e como profissionalizar a área de marketing, além da importância do endomarketing e da comunicação interna, envolvendo todos os professores e colaboradores. “Afinal, a função de atrair novos alunos pode ser do departamento de marketing, mas a responsabilidade é de toda a escola.” Ele ainda apresentou os projetos “Ombrello – o jeito Dante de ensinar” e “Dante GEN” e, no final da palestra, respondeu a perguntas da plateia.

Categorias: Destaque, Institucional, Notícias