Home / Destaque / Ensino Fundamental II / Ensino Médio / Institucional / Notícias

Mais de mil dantianos participam da Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras

Em 2 de Maio de 2019

Entre os dias 9 e 12 de abril, 1142 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio do Dante participaram voluntariamente da Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras. “Isso para nós representa um imenso sucesso, pois mais da metade do total de alunos que temos nessas classes participou das provas”, comemora o professor Milton Sgambatti, coordenador do Departamento de Matemática. Esta foi a terceira vez em que o Colégio participou da competição, que promete divulgar os resultados no dia 20 de maio. “A partir dessa data, poderemos receber os certificados de premiação e de participação de nossos alunos. A cerimônia de entrega das medalhas está prevista para ocorrer em outubro, na mesma data da Mostra Dante GEN”, explica Milton. E a expectativa para bons resultados é grande, já que desde 2017 o percentual de alunos participantes tem sido crescente e extremamente significativo. “A participação dos alunos é espontânea e essa atividade, além de não valer nota, é aplicada no contraturno das aulas”, comenta o professor.

Segundo o professor, a competição exige organização, divisão de tarefas e confiança no outro; enriquece e evidencia a responsabilidade compartilhada para alcançar resultados; oferece espaço para que os alunos trabalhem a imaginação, a iniciativa e o pensamento crítico; abre espaço para que os alunos aprendam com seus pares; possibilita que os alunos expressem suas habilidades desenvolvidas em ambiente de sala de aula, buscando a resolução de situações-problemas por meio do conhecimento mobilizado e aplicado a situações cotidianas; e permite que os alunos desenvolvam habilidades cognitivas, sociais, emocionais e éticas. Além de tudo isso, uma das questões da prova é enunciada e deve ser respondida em língua estrangeira, podendo ser em alemão, espanhol, francês ou inglês.

“A Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras é aplicada a grupos de estudantes de uma mesma série, valorizando assim a colaboração entre os jovens alunos e a habilidade de resolução de problemas. A prova valoriza as competências importantes para o profissional do século XXI e atende a todas as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, conta Milton. A prova é aplicada em mais de 33 países, para mais de 300 mil estudantes.

Categorias: Destaque, Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Institucional, Notícias