Dante Escuta
Moodle Colégio Dante Alighieri
Home / Destaque / Notícias / Notícias da Home / Notícias do Rodapé

Live especial do Projeto Receita de Felicidade parabeniza alunos do 1º ano por se tornarem leitores

Em 18 de novembro de 2020

A Festa do Livro é um tradicional evento do Colégio Dante Alighieri voltado aos alunos do 1º ano para celebrar o marco da aprendizagem de leitura na vida dos pequenos, quando eles passam a ser considerados verdadeiros leitores.

Inicialmente agendada para setembro de 2020, a Festa do Livro foi adiada para 2021 em razão do cenário de pandemia, a fim de preservar a saúde e a vida de todos.

No entanto, para que a conquista dos alunos não deixasse de ser comemorada, o Colégio realizou uma live, no dia 24 de outubro, sobre o projeto interdisciplinar realizado pelo 1º ano com a obra “Receita de Felicidade”, livro musicado da produtora de conteúdo artístico-educacional Música em Família, composta por Paula Santisteban e Eduardo Bologna.

“A live foi idealizada pelo Departamento de Música, pela coordenação pedagógica e pelo Música em Família para que o encerramento do projeto, que geralmente culmina na Festa do Livro, não passasse em branco”, explica Angela Martins, diretora pedagógica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I.

A programação do evento on-line contou com um show musical do grupo Música em Família, além da estreia dos clipes “Bagunça na cozinha” e “Tudo acaba em pizza”, gravados pelos alunos do 1º ano durante as aulas de música.

Projeto Receita de Felicidade

O livro foi uma escolha da equipe pedagógica para o projeto interdisciplinar de 2020. “As professoras lançaram a seguinte pergunta para as crianças: Onde mora a felicidade? E a partir do questionamento foram exploradas músicas e propostas do livro”, explica a professora Bianca Sabbag, coordenadora pedagógica do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental I.

“Aproveitamos o tempo de isolamento em casa para propor atividades de culinária, conversas sobre a história de como foi escolhido o nome da criança, situações em que os alunos ouvissem música em família, registrando esses momentos no livro, que já apresenta uma proposta lúdica e valoriza as relações familiares e os momentos cotidianos”, complementa.

Uma semana antes da live, os autores do livro participaram de um encontro on-line com cada turma do 1º ano. Bianca conta que “eles cantaram com as crianças, conversaram sobre o livro e perguntaram qual é a receita de felicidade para cada uma. Foi emocionante ouvir as respostas de cada criança. Para elas, a felicidade está na presença!”.

Música, dança e alegria!

O projeto envolveu diversas áreas do conhecimento, como o aprendizado de leitura e escrita, a música, a dança e o STEAM-S. A professora Gabriela Abdalla, coordenadora do Departamento de Música, conta que “o repertório musical do livro foi trabalhado durante as aulas de música, e a maioria das músicas da live fizeram parte do projeto”.

Para a gravação dos clipes que foram apresentados na live, a professora Gabriela explica que as turmas elaboraram uma coreografia em mosaico, com a proposta de criação e improvisação coletiva durante as aulas. O clipe da música “Bagunça na Cozinha” foi desenvolvido pelas turmas da manhã; e o “Tudo acaba em pizza”, pelas turmas da tarde.

“Durante as aulas de STEAM-S, as crianças confeccionaram os adereços, colheres e pratos de papel, que foram utilizados para fazer as coreografias dos clipes”, conta.

Para Angela Martins, a importância do evento se dá pelo “estreitamento de vínculos com as famílias ao mostrar o cuidado que a equipe pedagógica teve em não decepcionar os alunos que aguardavam o encerramento do projeto. Além disso, é uma forma criativa de homenagear a todos – os alunos, suas famílias, as professoras e a equipe pedagógica”.

Você pode assistir à live inteira abaixo:

Categorias: Destaque, Notícias, Notícias da Home, Notícias do Rodapé
error: Conteúdo protegido!!