Siga nas redes sociais Facebook Instagram YouTube Linkedin
Dante Escuta
Moodle Colégio Dante Alighieri
Home / Destaque / Notícias / Notícias da Home / Notícias do Rodapé

Live especial do Projeto Receita de Felicidade parabeniza alunos do 1º ano por se tornarem leitores

Imprimir Compartilhar Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Google Plus
Em 18 de novembro de 2020

A Festa do Livro é um tradicional evento do Colégio Dante Alighieri voltado aos alunos do 1º ano para celebrar o marco da aprendizagem de leitura na vida dos pequenos, quando eles passam a ser considerados verdadeiros leitores.

Inicialmente agendada para setembro de 2020, a Festa do Livro foi adiada para 2021 em razão do cenário de pandemia, a fim de preservar a saúde e a vida de todos.

No entanto, para que a conquista dos alunos não deixasse de ser comemorada, o Colégio realizou uma live, no dia 24 de outubro, sobre o projeto interdisciplinar realizado pelo 1º ano com a obra “Receita de Felicidade”, livro musicado da produtora de conteúdo artístico-educacional Música em Família, composta por Paula Santisteban e Eduardo Bologna. 

“A live foi idealizada pelo Departamento de Música, pela coordenação pedagógica e pelo Música em Família para que o encerramento do projeto, que geralmente culmina na Festa do Livro, não passasse em branco”, explica Angela Martins, diretora pedagógica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I.

A programação do evento on-line contou com um show musical do grupo Música em Família, além da estreia dos clipes “Bagunça na cozinha” e “Tudo acaba em pizza”, gravados pelos alunos do 1º ano durante as aulas de música.

Projeto Receita de Felicidade

O livro foi uma escolha da equipe pedagógica para o projeto interdisciplinar de 2020. “As professoras lançaram a seguinte pergunta para as crianças: Onde mora a felicidade? E a partir do questionamento foram exploradas músicas e propostas do livro”, explica a professora Bianca Sabbag, coordenadora pedagógica do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental I.

“Aproveitamos o tempo de isolamento em casa para propor atividades de culinária, conversas sobre a história de como foi escolhido o nome da criança, situações em que os alunos ouvissem música em família, registrando esses momentos no livro, que já apresenta uma proposta lúdica e valoriza as relações familiares e os momentos cotidianos”, complementa.

Uma semana antes da live, os autores do livro participaram de um encontro on-line com cada turma do 1º ano. Bianca conta que “eles cantaram com as crianças, conversaram sobre o livro e perguntaram qual é a receita de felicidade para cada uma. Foi emocionante ouvir as respostas de cada criança. Para elas, a felicidade está na presença!”.

Música, dança e alegria!

O projeto envolveu diversas áreas do conhecimento, como o aprendizado de leitura e escrita, a música, a dança e o STEAM-S. A professora Gabriela Abdalla, coordenadora do Departamento de Música, conta que “o repertório musical do livro foi trabalhado durante as aulas de música, e a maioria das músicas da live fizeram parte do projeto”.

Para a gravação dos clipes que foram apresentados na live, a professora Gabriela explica que as turmas elaboraram uma coreografia em mosaico, com a proposta de criação e improvisação coletiva durante as aulas. O clipe da música “Bagunça na Cozinha” foi desenvolvido pelas turmas da manhã; e o “Tudo acaba em pizza”, pelas turmas da tarde.

“Durante as aulas de STEAM-S, as crianças confeccionaram os adereços, colheres e pratos de papel, que foram utilizados para fazer as coreografias dos clipes”, conta.

Para Angela Martins, a importância do evento se dá pelo “estreitamento de vínculos com as famílias ao mostrar o cuidado que a equipe pedagógica teve em não decepcionar os alunos que aguardavam o encerramento do projeto. Além disso, é uma forma criativa de homenagear a todos – os alunos, suas famílias, as professoras e a equipe pedagógica”.

Você pode assistir à live inteira abaixo:

Categorias: Destaque, Notícias, Notícias da Home, Notícias do Rodapé
error: Conteúdo protegido!!