Português Italiano Inglês Español
Siga nas redes sociais Facebook Instagram YouTube Linkedin
Home / Destaque / Ensino Fundamental II / Ensino Médio / Notícias

Jornada de Informação Profissional conta com mais de 100 especialistas

Imprimir Compartilhar Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Google Plus
Em 11 de setembro de 2019
Jornada 1

No dia 31 de agosto, sábado, o Dante recebeu 104 profissionais, muitos deles ex-alunos, para a Jornada de Informação Profissional. O evento, realizado a cada dois anos, tem como objetivo oferecer aos alunos, já a partir do 9º ano do Ensino Fundamental, a oportunidade de conversar com profissionais de diversas áreas sobre formação técnica e acadêmica, mercado de trabalho, oportunidades e o cotidiano da profissão. “Nesse contato, os estudantes têm a possibilidade de esclarecer eventuais dúvidas com profissionais experientes que já atuam no mercado de trabalho, que, no relato de suas experiências, trazem informações, sugestões e questionamentos aos jovens, instigando-os a sempre buscar mais dados”, comenta a professora Elenice Ziziotti, coordenadora do Departamento de Orientação Educacional.

Jornada 2

Os profissionais que participaram do evento eram especialistas das mais diversas áreas de atuação, incluindo psicologia, aviação civil, biomedicina, relações internacionais e design de games, entre muitas outras. Também estiveram presentes na jornada 27 universitários, todos ex-alunos do Dante, para contar aos colegas como é a rotina na faculdade. “Eles já tinham participado de edições anteriores da Jornada como estudantes do Colégio e agora puderam retornar para acolher e auxiliar os mais novos nesse percurso de escolha profissional. Foi um momento muito rico e de muita troca”, explica Thatiana Segundo, orientadora educacional do 9º ano.

Jornada 3

“O evento ainda contou com uma palestra de abertura ministrada pelo psicólogo Tiago Tamborini, com o tema “Profissões do Futuro e Vida Profissional”, além de uma mesa-redonda sobre empreendedorismo com Marcus Hyonai Nakagawa e Murilo Moreno e do encerramento com uma palestra sobre o jornalismo no século XXI, ministrada por Luiz Carlos de Oliveira Ramos”, complementa Maria Aparecida Tebecherani, orientadora educacional da 1ª série do Ensino Médio.

Jornada 4

Como ajudar os filhos no momento da escolha de carreira?

“É importante entendermos que a escolha profissional se orienta por dois princípios básicos: autoconhecimento e informação sobre cursos e carreiras. O ideal é que, com leveza, seja possível investir na reflexão desses dois aspectos desde cedo. Os pais podem incentivar seus filhos a fazerem esse processo”, afirma Milena Vial, orientadora educacional da 2ª e da 3ª série do Ensino Médio.

Jornada 5

“Uma angústia muito comum na hora em que é preciso ‘bater o martelo’ e definir qual curso irá prestar é a ideia de que a escolha feita neste momento é para sempre. Talvez, há alguns anos, de fato houvesse esse peso, pois a escolha era mais determinista. Hoje, no entanto, as carreiras apresentam um movimento de fluidez e intersecção muito significativo. Sendo assim, diversos profissionais (com formações diferentes) poderão atuar no mesmo cargo, por exemplo. Nesse contexto, é mais fácil fazer mudanças e ajustes ao longo da trajetória, e isso torna o ‘para sempre’ relativo”, tranquiliza ela.

Jornada 6

Para ajudar os alunos em sua escolha profissional, além da Jornada de Informação Profissional, o Colégio tem oferecido atividades e momentos de reflexão sobre seus “projetos de vida” nas aulas de GPI (Gestão Pessoal e Interpessoal, disciplina que aborda o desenvolvimento socioemocional). Esse é um conceito mais amplo que envolve indiretamente a escolha do curso, da faculdade e da carreira, preparando-os para diferentes cenários e possibilidades. Além disso, com as turmas de segunda série, também estão sendo realizados grupos de orientação profissional.

Jornada 7
Jornada 8
Jornada 9
Categorias: Destaque, Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Notícias