III Rocket Dante agita 1as séries do Ensino Médio

Publicado em 8 de novembro de 2010 às 18:40

As quadras externas do Colégio Dante Alighieri receberam, na manhã de 6 de novembro, sábado, a terceira edição do Rocket Dante, o torneio de lançamento de foguetes promovido pelo Departamento de Física. Nem mesmo a chuva afugentou o público, que encheu as arquibancadas para prestigiar o evento.

Realizado com as 1as séries do Ensino Médio, o Rocket Dante foi criado pelo Departamento de Física em 2008 para aproximar dos estudantes os conceitos teóricos da disciplina, aplicando-os de modo prático. De acordo com as regras, os foguetes dantianos são construídos com um compartimento para água, preparado para conter a pressão necessária para a subida, e um paraquedas, no alto, que deve abrir antes do retorno ao solo.

“O primeiro fator positivo do Rocket Dante está no fato de os alunos trabalharem em grupo, descobrindo a necessidade de debater e decidir em conjunto com colegas e professores. Além disso, existe a visualização dos conceitos comentados em sala, que são aplicados até mesmo para a resolução de problemas que surgem com variáveis e surpresas não vistas em exercícios teóricos”, explica o professor Renato Laurato, coordenador do Departamento de Física do Colégio.

Apesar das horas de estudo empregadas na confecção dos foguetes e dos cálculos necessários para a obtenção do melhor desempenho, a competição assume ao mesmo tempo ares de diversão, com direito a alunos fantasiados e celebração em conjunto com a torcida nas arquibancadas.

“A competição apresenta algo muito interessante de ser realizado, que é iniciado com discussões anteriores, envolvendo método e teoria, mostrando aos estudantes a importância do trabalho em sala de aula”, comenta o professor. “E perceber que os alunos se envolvem para atingir um determinado objetivo por meio da Física enriquece bastante o nosso trabalho”, finaliza.

Confira, logo abaixo, a classificação final do III Rocket Dante.

1º lugar – 159,11 pontos – Chemical X
2º lugar – 155,99 pontos – Trekkers