High School recebe palestra sobre empreendedorismo e hospitalidade

Publicado em 21 de março de 2019 às 14:45

No dia 18 de março o Dante recebeu Gustavo Soncini, empresário e consultor educacional do Swiss Education Group, para uma palestra especial, destinada aos alunos da High School que cursam a 2ª série do Ensino Médio (e último ano do programa). Cerca de cem alunos participaram do encontro, que foi realizado no auditório Guglielmo Raul Falzoni. Gustavo é brasileiro, mas fez a palestra toda em inglês, mantendo o conceito de imersão do programa de High School, cuja proposta é oferecer todas as atividades no idioma estrangeiro. O empresário é poliglota e se formou em gestão de hospitalidade em Lausanne, na Suíça. “Quando eu tinha 21 anos, já tinha morado em cinco países diferentes fazendo estágios e intercâmbios e, depois de me formar, decidi trabalhar como corretor de imóveis em Berlim e Londres, focando no mercado de hotéis, mas não deu certo. Aí, fui convidado pela minha universidade para voltar à Suíça e trabalhar com educação, atuando no recrutamento de novos alunos”, contou ele.

O trabalho levou Gustavo a fazer palestras em todo o mundo, com a missão de explicar o que é hospitalidade, mostrando que o conceito não se aplica apenas à indústria hoteleira, mas também a todo tipo de mercado, como turismo, aviação, bancos, esporte e até saúde. “A hospitalidade é responsável por mais de 360 milhões de empregos em todo o mundo. Hospitais precisam de hospitalidade, não podem ser geridos por médicos. Assim como restaurantes precisam de alguém que entenda de gestão para administrá-los, senão o chef acumula funções e o negócio acaba não dando certo. É por isso que a maioria dos restaurantes acaba falindo em até dois anos. Até a Fifa precisa de hospitalidade, pois organiza eventos como a Copa do Mundo”, explicou ele.

De volta ao brasil, Gustavo abriu uma loja especializada em bem-casados, que também não deu certo, mas lhe trouxe muitos aprendizados sobre empreendedorismo e gestão. “Na maioria das palestras as pessoas só falam sobre sucesso, sobre o que deu certo, mas a gente sabe que antes de dar certo você passa por uma série de fracassos, e não é preciso encarar erros e o que não deu certo como uma coisa ruim, e sim como um aprendizado, uma etapa para chegar até o sucesso. E essas lições são muito válidas para nossos alunos”, comentou o professor Michael Clarke, da High School, que também acompanhou a palestra. Hoje em dia, além do trabalho como representante do Swiss Group, Gustavo tem uma fábrica de doces que ainda faz bem-casados e atende muitos casamentos, além de ser fornecedor de toda a rede do Frans Café.

“Daqui a um mês os alunos terão uma atividade com o desafio de criar seu próprio negócio, pensando em uma empresa fictícia, mas que seja verossímil. Então eles puderam aproveitar a palestra para tirar dúvidas sobre empreendedorismo e hospitalidade, além de conversar sobre estudar no exterior”, afirmou a professora Rossella Beer, coordenadora da Dante Middle e High School. O Swiss Education Group é uma aliança suíça de escolas de Gestão de Hospitalidade que oferece acesso a universidades suíças e também promove cursos de verão, os chamados summer camps, aliando o ensino de idiomas (inglês, francês ou alemão) a conhecimentos nas áreas de gastronomia, hotelaria e hospitalidade.