High School promove aula especial no Telhado Verde

Publicado em 7 de junho de 2019 às 10:15
Categorias: , ,

Os alunos do primeiro ano da High School, que frequentam o 9º ano do Ensino Fundamental regular, estão trabalhando em sala de aula um livro americano chamado “Seedfolks”, de Paul Fleischman. Além de praticar a leitura em inglês, a atividade também trabalha conceitos como a questão dos refugiados, imigração e sustentabilidade. “O livro reúne treze contos sobre imigrantes e refugiados que vivem em uma cidade muito pobre de Cleveland, nos Estados Unidos. Eles vêm de todos os cantos do mundo, do México à Coreia, e acabam se unindo, criando uma comunidade própria e quebrando barreiras e preconceitos a partir da construção de uma horta comunitária. Eles dividem histórias, receitas, alimentos. Essa obra trabalha relações humanas, conflitos, tolerância e respeito”, explica o professor Danny Renaud.

E, além de trabalhar o livro em sala de aula, os alunos também tiveram uma experiência diferente no Telhado Verde, onde puderam conhecer a horta do Dante e o trabalho do Colégio com compostagem, reciclagem e tratamento de resíduos. A horta fica no telhado do edifício Ruy Barbosa e conta com muitos tipos de plantas, de manjericão a tomate e até flores e morangos. A forte coleta seletiva do Dante transforma alimentos em adubo com uma composteira elétrica, sendo que a máquina consegue transformar 130 kg de restos de alimentos em adubo em cerca de uma hora. “Nós nunca compramos terra, sempre usamos esse adubo no telhado verde, plantando em caixas”, diz Laura Labaki, técnica em meio ambiente. Laura conversou com os alunos sobre todas as iniciativas de sustentabilidade do Colégio e também apresentou exemplos de hortas comunitárias e intervenções urbanas em todo o mundo que transformaram o espaço da cidade em um local mais verde – como o High Line Park, em Nova York.

Ao final da aula, os alunos plantaram uma semente de girassol e puderam visitar a horta, explorando todo o espaço e até experimentando alguns dos alimentos cultivados ali. “O girassol é uma planta que alimenta a terra onde é plantada, fertilizando e melhorando o solo, que nós chamamos de ‘adubo verde’. Além disso, o girassol sempre se volta para a luz do sol e, se estiver nublado, as flores olham umas para as outras, o que também traz esse sentimento de união e comunidade. Por isso escolhemos essa flor como símbolo da aula”, conta Laura.

“Preservar o meio ambiente e transformar o espaço em que vivemos com ações sustentáveis é uma questão de sobrevivência da humanidade. Precisamos melhorar nossa relação com a natureza e buscar um equilíbrio maior”, afirma Danny. “Gostei muito de ter aula em um espaço diferente e sempre vou apoiar atitudes que façam do mundo um lugar melhor, como esse cuidado que o Dante tem com o lixo. Faz todo o sentido ligar o Telhado Verde com o livro, porque nos dois há uma horta que pode ajudar muita gente e fazer a diferença, impactando também no meio ambiente”, diz Ana Rita Araújo, aluna do 9º ano D.

, ,