Home / Destaque / Ensino Médio / Notícias

Formatura reforça laços familiares no Dante

Em 15 de janeiro de 2019

A formatura dos alunos da 3ª série do Ensino Médio foi realizada nos dias 17 e 18 de dezembro de 2018 no ginásio Túlio Nelson Canali, reunindo familiares e amigos e trazendo muita emoção para o Colégio. No primeiro dia, colaram grau as turmas A, B e C; enquanto as salas D, E e F participaram da cerimônia no dia seguinte. Dessa forma, todos puderam ser melhor acomodados e ficar mais confortáveis. Nas duas datas, estavam reunidos na mesa diretora o presidente do Colégio, dr. José Luiz Farina; a então diretora-geral pedagógica, professora Silvana Leporace; o presidente da AEDA (Associação de Ex-Alunos do Colégio Dante Alighieri), dr. Alfio Paglia; e a assistente da diretoria-geral pedagógica para o Ensino Médio, professora Maria Uranie Khzouz Sanchez. No dia 17, também compôs a mesa Flávia Gomes Ribeiro Piovacari, diretora adjunta da diretoria executiva do Dante. E, à diferença de anos anteriores, desta vez as turmas tiveram dois paraninfos: o professor Gilberto Junior Jacob, presente no dia 17, e o professor Jackson Fergson Costa de Farias, no dia 18.

Entre os formandos, os escolhidos para serem oradores foram: Rafael Caetano Kadi (3ª série A), Luca Mastropietro Racy de Albuquerque Nunes (3ª série B), Luiza Rodrigues Araújo (3ª série C), Lucas Nunes Martorelli (3ª série D), André Mouaccad Filho (3ª série E) e Lara Hossepian Hojaij (3ª série F). Um ponto em comum nos discursos dos alunos foi como o Dante é sua segunda casa e como formaram aqui laços profundos de amizade, reconhecendo os colegas, professores e funcionários como uma verdadeira família. “Vivemos aqui alguns dos melhores momentos das nossas vidas”, disse Marina Malheiros, da 3ª F. Esse sentimento era unânime entre os alunos, mesmo entre aqueles que não discursaram: “Estudo aqui desde 2005 e o que sinto agora é uma mistura de emoções. Estou muito feliz por me formar, mas ao mesmo tempo triste de deixar o colégio, onde sei que tenho uma segunda família”, disse Lucas Kim, da 3ª C, que pretende estudar Economia na faculdade.

Por seu desempenho ao longo do ano, as três alunas mais bem colocadas das 3ªs séries foram homenageadas e assinaram o Livro de Ouro do Colégio Dante Alighieri, sendo elas: Paula Fakhrieh Suwwan Buaiz, da 3ª A (1º lugar), Juliana Martes Sternlicht, da 3ª C (2º lugar), e Estela Sant’Anna de Freitas Guimarães, da 3ª C (3º lugar). Também foram homenageados os professores Márcia Vaz, Valdinei Aparecido de Ávila e Silva, Kauê Lopes dos Santos, Gilberto Júnior Jacob, Jackson Fergson Costa de Farias, Manoel de Aquino Resende Neto e Sueli Maria de Oliveira Takahashi. A professora Silvana Leporace, que estava deixando o Dante após 37 anos como colaboradora, e que também é ex-aluna, recebeu homenagens especiais nos dois dias de formatura. No final das cerimônias, os formandos fizeram uma homenagem especial a seus padrinhos, entregando-lhes presentes. O encerramento, em ambas as noites, contou ainda com um emocionante vídeo mostrando a retrospectiva das turmas, além da reprodução do bater do sino (um dos maiores símbolos do Dante) e a execução do hino do Colégio.

Muita música

A formatura foi marcada por momentos emocionantes embalados por música. Logo no começo, nas duas cerimônias, o estudante e também formando Lucca Verdi Pires, da 3ª série A, se apresentou tocando Beethoven no piano. Lucca foi ovacionado nos dois dias, sendo aplaudido de pé pela plateia. O programa ainda incluiu um vídeo com uma mensagem dos professores aos formandos, em que recitavam a letra da canção “Paciência”, de Lenine; e houve apresentação do VocalDante Cantoria, coral formado por pais, colaboradores e ex-alunos, cantando as canções “O Sol”, de Vitor Kley, e “Tempo Perdido”, da Legião Urbana, sob regência do professor Daniel Assad.

Futuro brilhante

Todos os professores que homenagearam os formandos disseram esperar grandes realizações de seus alunos, destacando que as turmas de 2018 marcaram profundamente suas carreiras. O paraninfo do primeiro dia, professor Gilberto, disse acreditar em um mundo melhor com o desenvolvimento dos jovens. “Creio na mudança por mim e por vocês. Acredito muito em vocês”, afirmou, depois de fazer um depoimento muito impactante sobre a história de sua família contando como seu avô, um italiano judeu, sobreviveu ao holocausto e a um campo de concentração nazista, vindo depois morar no Brasil. Já o professor Jackson, paraninfo do segundo dia, discursou palavras de esperança para o futuro dos estudantes: “Desejo que tenham aprendido no Dante todas as lições importantes: não apenas as de matemática, português e física, mas também e principalmente as de vida”. Ele também homenageou e agradeceu a professora Silvana (“Você sempre foi um exemplo de seriedade e compromisso com a educação”) e deu as boas-vindas à professora Valdenice Minatel, que assume como diretora-geral pedagógica do Dante em janeiro, além de ter feito um agradecimento especial aos funcionários do Colégio, gerando uma grande salva de palmas – “Gostaria de agradecer a todos os funcionários. Vigilantes, equipe de limpeza, secretaria, todos mesmo. Sem vocês, nada disso poderia ser feito”.

Sinais de sucesso no futuro dos formandos, aliás, já começaram a surgir, com alunos sendo aprovados em grandes universidades no Brasil e também no exterior. “Vou estudar Engenharia na Itália e fiz a prova para o vestibular da Universidade de Torino aqui mesmo no Dante. Somos o único local no Brasil onde o teste é aplicado”, contou Enrico Mason Purchio, da 3ª série C, que estudou no Dante desde o primeiro ano do Ensino Fundamental. “O que mais me motivou a estudar fora foi o fato de alguns colegas irem também. Já somos três dantianos calouros de Torino e vamos juntos. Eu também tenho família italiana e parentes em Padova e ter tido contato com o idioma e a cultura italianos na escola ajudou”, afirmou o formando.

Categorias: Destaque, Ensino Médio, Notícias