Formandos se despedem do Dante em cerimônias emocionantes

Publicado em 20 de dezembro de 2019 às 10:07
Categorias: , ,
formatura 2019 h

Os alunos da 3ª série do Ensino Médio se formaram em 17 e 18 de dezembro com duas cerimônias no ginásio Túlio Nelson Canali, dividindo as turmas nas datas. Na primeira noite, colaram grau os terceiros A, B e C. Já na segunda noite, foi a vez das salas D, E e F.

formatura 2019 c

Nas duas datas, estavam reunidos na mesa diretora o presidente do Colégio, dr. José Luiz Farina; a diretora-geral pedagógica, professora Valdenice Minatel Melo de Cerqueira; o presidente da AEDA (Associação dos Ex-Alunos do Colégio Dante Alighieri), dr. Alfio Paglia; a coordenadora-geral pedagógica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, professora Angela de Cillo Martins, a coordenadora-geral pedagógica do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, professora Sandra Tonidandel, a coordenadora do Departamento de Orientação Educacional, professora Elenice Ziziotti, a professora Maria Uranie Khzouz Sanchez, assistente da diretoria-geral pedagógica para o Ensino Médio, e a professora Lídia Maria Mendes de Souza, representando as professoras da Educação Infantil, equipe que recebe os alunos quando iniciam na escola.

formatura 2019 k

O dr. Farina fez questão de agradecer e homenagear os professores e garantir aos alunos que o Dante, sua segunda casa, sempre estará de porta aberta para eles. A professora Valdenice também se referiu a importantes símbolos do Colégio em seu discurso: “Que, assim como o nosso sino, vocês toquem o coração das pessoas com sabedoria, generosidade e, principalmente, amor. Porque, afinal, como diz o nosso poeta Dante Alighieri no último verso da Divina Comédia, ‘é o amor que move o sol e as outras estrelas’”.

formatura 2019 d

Também compuseram a mesa os professores Jackson Fergson Costa de Faria, paraninfo das turmas A, B e C, na primeira noite; e Renato da Silva Corrêa Filho, paraninfo das turmas D, E e F, na segunda cerimônia. “Fizemos de tudo para que o Dante fosse um refúgio para vocês, um lugar de segurança e acolhimento. Agora, vocês saem do Dante, mas o Dante nunca sairá de vocês! Queremos que vocês sejam apenas vocês mesmos. Para nós, o importante é que se sintam bem e sejam muito felizes. Muito obrigado por manterem vivo o meu sonho de acreditar em um amanhã diferente”, falou o professor Jackson em seu discurso na primeira cerimônia. “Desejo que vocês sejam os melhores seres humanos que puderem ser. Este ano eu vi muito amor entre vocês, vi vocês cuidando uns dos outros. Então olhem à sua volta e vejam com quantas pessoas vocês estabeleceram laços fortes aqui. Vocês já estão prontos para a próxima fase de suas vidas”, disse o professor Renato, emocionando os alunos na segunda noite.

formatura 2019 e

As alunas Daniela Ferrari, Maria Victória Corales e Raffaella Braga foram as oradoras das turmas A, B e C, respectivamente, enquanto os alunos Laura Alice Boriello Marino, Thomás Nogueira Raimondo e Pedro Lucas Santos dos Reis representaram as turmas D, E e F. Também foram especialmente homenageados por seu desempenho ao longo do ano, classificando-se como os melhores estudantes da 3ª série do Ensino Médio em 2019, os alunos Clarice Arruda Villari, Alessandra Rister Portinari Maranca e Breno Rudella Tonidandel, todos da 3ª série A. Eles assinaram o livro de ouro do Colégio pelo seu destaque acadêmico.

formatura 2019 g

A aluna Maria Eduarda Carbonari Cruz, da 1ª série F do Ensino Médio, apresentou duas músicas cantando e tocando violão para homenagear seus colegas formandos e os professores: “No One”, da Alicia Keys, e “Saudade”, de sua autoria, que também foi apresentada na Semana Literária.

formatura 2019 j

Já o VocalDante adultos, coral formado por pais, colaboradores e ex-alunos do Colégio, cantou as músicas “O Trenzinho Do Caipira”, “Bola De Meia, Bola De Gude” e “Epitáfio”, sob a direção musical do professor Daniel Assad.

formatura 2019 i

Os estudantes puderam assistir a dois vídeos preparados especialmente em sua homenagem: uma retrospectiva de 2019 e um recado dos professores, que recitaram a música “Era Uma Vez”, de Kell Smith.

formatura 2019 a

Também foram homenageados pelos alunos os padrinhos, que os acompanharam na cerimônia, e os auxiliares e disciplina Danilo Nascimento Alves e Rafael Severiano Ferreira de Andrade, representando todos os funcionários que fizeram parte da trajetória dos estudantes no Colégio. O encerramento, em ambas as noites, contou ainda com a reprodução do bater do sino, um dos maiores símbolos do Dante, e a execução do hino do Colégio, que todos os presentes cantaram a plenos pulmões, muito emocionados.

formatura 2019 b
formatura 2019 f