Formandos participam de cerimônias de colação no Colégio

Publicado em 22 de dezembro de 2010 às 19:32

Os alunos das 3as séries do Ensino Médio que se formaram em 2010 participaram, nos dias 20 e 21 de dezembro, das cerimônias de colação, que, realizadas no ginásio do Dante, assinalaram o fim da etapa escolar desses jovens e o início de uma nova fase em suas vidas.

No início do evento, os formandos foram recebidos por uma mesa composta pelo vice-presidente do Colégio, José Luiz Farina, pelo Diretor Geral Pedagógico, prof º Lauro Spaggiari, pela assistente da Diretoria Geral Pedagógica profª  Suely Matiskei, pela coordenadora do Serviço de Orientação Educacional, Silvana Leporace, e pelos paraninfos escolhidos – no caso, Sérgio Barbosa de Souza, professor de Língua Portuguesa , no dia 20, e Lucas Kodama Seco, de História, no dia 21.

Uma novidade no evento foi que o presidente do Colégio, José de Oliveira Messina, decidiu que, a partir de 2010, as turmas de formandos passariam a receber nomes. A do ano passado foi nomeada Miguel Reale. Para agradecer a homenagem, a filha do referido jurista e filósofo, Ebe Reale, fez um discurso para os jovens. “Meu pai sempre dizia que foi no Dante Alighieri que adquiriu uma base de cultura que o marcou para o resto da vida”, afirmou. “É emocionante e impressionante ver o Colégio no seu centenário se manter como uma fonte de cultura e tradição”, completou.

O profº Lauro Spaggiari também discursou para os alunos. “Convivemos de maneira marcante, diariamente, desde a Educação Infantil até este momento de despedida, a 3ª série do Ensino Médio. Falei de despedida porque se concluiu a formação escolar básica de vocês, e para orgulho nosso ela se deu nesta Escola prestes a comemorar seu centenário e na qual tantas gerações de jovens, como vocês, foram formadas. Mas não é um momento de despedida. É o ciclo da vida que se renova”, disse o diretor durante a colação. Como de costume, passou ainda um vídeo. Desta vez, o vídeo abordava e comparava as várias gerações que já se sucederam, desde os anos 40-50 até os dias atuais. Com o fim do discurso, deu-se início à entrega dos diplomas.

Os formandos foram sendo chamados ao palco obedecendo-se à ordem das salas e dos nomes. Além do canudo com o diploma, cada aluno recebeu um exemplar da Constituição Federal.  Eles também ganharam um anuário com fotos dos colegas, professores e funcionários, e com pequenas frases sobre o que mais gostaram no Dante e o que pretendem ser no futuro.

Em um intervalo na chamada dos formandos, os paraninfos escolhidos fizeram seus discursos, emocionando muito os presentes e sendo aplaudidos de pé por todos os alunos.

Os oradores escolhidos, André Bíscolla Robic, Christiana Lembo, Giuliana Cesani Oliveira e Luciana Carvalho Delamuta, também discursaram, agradecendo aos professores, funcionários, colegas e pais por todos os momentos vividos no Colégio. “O Dante Alighieri está dentro de mim, dentro de nós, intrínseco no coração e na mente, correndo no sangue em nossas veias, porque, além das matérias, o Colégio nos ensinou a ter disciplina e equilíbrio para encarar a vida. Nos ensinou a ser gente”, disse Christiana. “A todos do Colégio muito obrigado pela confiança depositada e por nunca desistirem de nós. Vocês abriram nossas portas, agora precisamos entrar sozinhos”, afirmou Luciana.

Por fim, os alunos mais bem classificados da 3ª série foram homenageados. Eduardo Moretti (1º lugar), Luciana Delamuta (2º lugar) e Patrícia Deluca (3º lugar) receberam cada qual um certificado e deixaram seus nomes escritos no livro de ouro do Colégio.