Formandos celebram missa em ação de graças

Publicado em 17 de dezembro de 2018 às 12:37
Categorias: , ,

Na manhã do dia 8 de dezembro os alunos da 3ª série do Ensino Médio se reuniram no Dante acompanhados de seus familiares para celebrar a missa em ação de graças pela formatura. O ginásio Túlio Nelson Canali estava lindo, todo decorado com flores e um altar, pronto para receber o Frei José Hugo Santos – que é ex-aluno do Dante, formado em 1998.

Com uma missa leve e descontraída, o Frei Hugo conversou bastante com os formandos, lembrando de antigos professores e funcionários e mostrando como seu último ano de escola não foi tão diferente assim. Ele contou que foi estudar filosofia, que tinha 17 anos quando se formou e que hoje em dia viaja por todo o país e até para o exterior para auxiliar os franciscanos. Ele é padre há 11 anos e, há cinco, é também o responsável pela parte administrativa da sua província, que fica na região do ABC paulista. “O processo de educação é muito mais do que uma transmissão de conteúdo. Claro que é importante estudar bastante e estar bem preparado, mas aqui no Dante temos uma formação integral, humana. O Colégio quer formar bons cidadãos”, disse ele.

Frei Hugo também explicou por que o Dante mantém a tradição de celebrar a missa em ação de graças pela formatura: “o Colégio não é religioso, mas foi fundado por imigrantes italianos e, na Itália, o catolicismo é parte muito importante da cultura. Os italianos trouxeram sua fé para cá há mais de 100 anos e queremos preservar esse ritual, incluindo a todos, mesmo que sigam uma religião diferente. É um momento de união e comunhão, marcando essa transição de vocês”, afirmou. “Afinal, toda missa é uma eucaristia e essa palavra, que vem do grego, significa justamente agradecer. Vamos agradecer a vida, nossa família, nossos colegas e todos os colaboradores do Dante pelos anos incríveis que tivemos aqui.”

Alguns alunos subiram ao altar para fazer parte das leituras e, além deles, participaram da missa a professora Márcia Vaz, coordenadora do Departamento de Língua Portuguesa, e Lygia Masini, assistente de cursos livres. Nos bancos, também estavam presentes o presidente do Colégio, dr. José Luiz Farina; a professora Silvana Leporace, diretora-geral pedagógica; a professora Elenice Zizzioti, coordenadora do Departamento de Orientação Educacional; a professora Maria Uranie Sanchez, assistente da diretoria-geral pedagógica para o Ensino Médio; e a orientadora educacional Claudia Meletti.

, ,