Colégio Dante Alighieri

#fiquebememcasa

Estamos vivendo uma experiência desafiadora. Já são três meses de isolamento social e das adaptações que se tornaram necessárias em nosso cotidiano diante das restrições geradas pela pandemia.

Sabemos que cada família enfrenta dificuldades específicas, mas existem situações comuns de quem vive uma quarentena com crianças e/ou adolescentes em casa. E, para seguirmos atravessando este período da melhor maneira possível, preparamos um conteúdo especial com dicas sobre saúde emocional e uma curadoria de atrações culturais online para alunos de todas as idades — e também para mães e pais.

Reunimos ainda, para quem deseja colaborar, iniciativas de apoio às pessoas mais vulneráveis neste momento.

Sigamos juntos no combate ao vírus.

#fiquebememcasa

Confira as recomendações da professora Miriam Guimarães, supervisora do Programa de Educação Socioemocional do Dante.

Clique, toque ou desça a página para navegar

NOMEAR SENTIMENTOS E DIALOGAR

“Fomos obrigados a mudar a rotina no presente e nos planos futuros. Isso traz perdas: entramos em um tipo de luto simbólico, pois nossos planos 'morreram' — a viagem, a festa, a mudança de casa.

Há também o medo do futuro, em relação aos riscos e à nossa saúde, bem como à dos que são preciosos para nós. É ainda mais difícil lidar com esse sentimento, pois ele não se atenua sozinho, conforme o tempo passa.

É importante para a saúde emocional aprendermos a prestar atenção nos sentimentos desagradáveis e a nomeá-los. Quando identificamos o que sentimos, temos mais chances de lidar com a situação de maneira eficaz, o que resulta em mais possibilidade de falarmos sobre nós e de sermos compreendidos. E é por esse caminho que obtemos apoio e acolhimento. Enquanto nos sentimos perdidos em nossos sentimentos, sem entendê-los, fica muito mais difícil comunicar, pedir ajuda ou ainda avançar para novas ideias e possibilidades. Ficamos imobilizados. Para conseguir avançar, é necessário lidar com os sentimentos, e cada um tem um tempo para isso.”

A IMPORTÂNCIA DA ROTINA

“A instalação de uma rotina é muitíssimo importante para este momento. Se o ambiente externo está muito incerto e dinâmico, qualquer constância nos trará tranquilidade. O fato de não sabermos como serão os próximos dias, meses e até anos traz muita ansiedade. E a rotina é um antídoto para a ansiedade, pois ela já traz em si a regularidade, ela se fixa no tempo presente.

É importante também manter o máximo possível de atividades que eram realizadas antes e com prazer. Assim temos mais chance de lidar melhor com o novo cotidiano.”

LIDAR COM O TÉDIO

“O tédio é uma experiência importante também. Ele nos sinaliza que temos necessidade de nos envolvermos com algo para nos sentirmos conectados com a vida. Toda vez que experimentamos a falta de algo em nossas vidas, percebemos o valor que isso tinha para nós. Muitas pessoas perceberam o valor da liberdade de poder sair, o valor de estar na escola.

A sensação de tédio vem da ideia de que precisamos estar fazendo algo o tempo todo. Também faz parte da vida sentir-se entediado. Não precisamos estar felizes e satisfeitos o tempo todo, simplesmente porque isso não é possível.”

COLABORAÇÃO

“Até dois meses atrás, muitos jovens nunca tinham arrumado a própria cama, nem realizado outras atividades domésticas. Em várias famílias, havia mais alguém em casa para cumprir tais atividades. Mas o cenário mudou totalmente e é preciso que todos colaborem com essas tarefas, para evitar uma sobrecarga física e emocional para apenas um dos membros da família, o que pode aumentar as chances de conflitos.

O melhor momento de combinar a divisão é quando estão todos calmos. Não adianta querer conversar quando já há estresse porque a casa está bagunçada.

Para os alunos, fazer a sua parte envolve responsabilidade e compromisso. É importante reconhecer que todos têm sua parcela e assim desenvolver a autonomia de aprender a cuidar do que é seu e contribuir para o que é de todos. Ao mesmo tempo, isso é um símbolo de pertencimento.”

CONSCIÊNCIA SOCIAL

“A pandemia é mais um cenário em que a consciência social tem relevância vital para a sociedade, dado seu impacto e velocidade.

No projeto pedagógico do Colégio, a Ciência é um eixo do conhecimento que recebe toda a atenção. Os problemas da atualidade são debatidos sempre com a fundamentação em dados científicos e a análise de metodologias.

Pessoas com formação científica frágil ou baixa consciência social tendem a não compreender seu papel e suas responsabilidades como cidadãos, trazendo riscos à comunidade. A visão de coletivo é uma das habilidades necessárias para a análise de problemas complexos.

Este é o momento de colhermos o que viemos plantando na escola. Já tivemos oportunidade de ver que a grande maioria de nossos alunos tem o pensamento crítico desenvolvido para argumentação embasada em dados, sustentando sua visão de sociedade e postura cidadã.”

AUTOCUIDADO PARA MÃES E PAIS

“É importante dividir as funções e atividades de modo proporcional à capacidade que os filhos têm de participar, para que os adultos da casa consigam gerir todo o resto. Ninguém está em férias, desocupado. Pais não são professores. Todos se sentem perdidos e é necessária a união.

Mães e pais estão assistindo seus filhos por mais horas diárias do que estavam acostumados. Alguns estão presenciando os últimos momentos da infância das crianças; outros, a entrada no mundo adulto, com a escolha de carreiras. É uma oportunidade para quem consegue tranquilizar-se: momentos especiais que só estão sendo testemunhados por causa da situação em que estamos vivendo.

Mas a exaustão vem muitas vezes, por conta do medo de mães e pais de não serem bons o suficiente para os seus filhos. O cansaço emocional é mais forte que o físico, neste momento. Se você está em casa e pode estar por perto, seus filhos já estarão mais tranquilos. A ideia é cada um fazer o possível e não o ideal. Pensar em apenas hoje. O que dá para fazermos juntos hoje para que nosso dia tenha algo de bom?”

Guia Cultural para o isolamento social

Conteúdos interessantes online para alunos de todas as idades - e também para mães e pais - selecionados pela nossa equipe

Recomendamos que as crianças menores sempre acessem os conteúdos com a supervisão de um adulto. Os canais do Youtube e Podcasts, bem como alguns sites de atividades, são atualizados constantemente - a curadoria da nossa equipe se refere aos conteúdos publicados até 15/06

Contação de histórias

No Youtube:

Cordel animado (Mariane Bigio)
https://www.youtube.com/channel/UCGr9TFCIdQLdRPtoL7bqt8g
# Ed Infantil # 1º e 2º ano

Varal de Histórias
https://www.youtube.com/user/VaraldeHistorias
# Ed Infantil # 1º e 2º ano

Marina Bastos @marinabastoshistorias
https://www.youtube.com/channel/UCdsUfxjDZXY7yECf89Sow0w
# Ed Infantil # 1º e 2º ano

Lili Flor & Paulo Pixu @liliflorpaulopixu
https://www.youtube.com/liliflorpaulopixu
# Ed Infantil # 1º e 2º ano

BrinqueBook @brinquebook
https://www.youtube.com/user/brinquebook
# Ed Infantil # 1º e 2º ano

Rúbia Mesquita
https://www.youtube.com/watch?v=3Wo4YFW2GkU
# Ed Infantil # 1º e 2º ano

Carol Levy
https://www.youtube.com/channel/UC46AogCeWx1mxaLHDY0qB8A
# Ed Infantil # 1º e 2º ano

No Instagram:

Samara Rosa @samaracontadora
https://www.instagram.com/samaracontadora/?hl=pt-br
# Ed Infantil # 1º e 2º ano

Brincadeiras

Estéfi Machado
https://www.estefimachado.com.br/
# Ed Infantil # 1º e 2º ano

Aprendizagem, entretenimento, curiosidades (canais no Youtube)

Tiny School
https://www.youtube.com/user/tinyschooltvpt
# Ed Infantil

Quintal da Cultura
https://www.youtube.com/user/quintaldacultura
# Ed Infantil

Tv Rá Tim Bum
https://www.youtube.com/user/tvratimbum
# Ed Infantil # 1º e 2º ano

Manual do mundo
https://www.youtube.com/user/iberethenorio
# 3º a 5º ano # 6º a 8º ano

Mundo Gloob
https://www.youtube.com/user/MundoGloob
# 3º a 5º ano # 6º a 8º ano

Minuto da Terra
https://www.youtube.com/user/MinutoDaTerra
# 3º a 5º ano # 6º a 8º ano

Papo de Biólogo
https://www.youtube.com/user/papodebiologo
# 3º a 5º ano # 6º a 8º ano

Se Liga Nessa História
https://www.youtube.com/user/seliganessahistoria1
# 3º a 5º ano # 6º a 8º ano

TV Poliedro
https://www.youtube.com/channel/UCqb6YZlAgSK9UW1DGhGGu5w
# 9º ano e Ensino Médio

Jogos e atividades

Bic Colorir
https://www.biccolorir.com.br/atividades/
# Ed Infantil # 1º e 2º ano # 3º a 5º ano

Escola games
http://www.escolagames.com.br/
# Ed Infantil # 1º e 2º ano # 3º a 5º ano

Podcasts

Toca e Peteca
https://olapodcasts.com/channels/tocaepeteca
# 1º e 2º ano

Coisa de criança
https://coisadecrianca.com.br/
# 1º e 2º ano

Conta pra mim
https://paizinhovirgula.com/category/podcasts/podcast-conta-pra-mim/
# 1º e 2º ano

Fronteiras da Ciência
https://podcasts.apple.com/br/podcast/fronteiras-da-ciencia/id480542677?mt=2
# 9º ano e Ensino Médio

Pense grande podcast
http://pensegrande.org.br/podcast/
# 9º ano e Ensino Médio

Série O Coração do Mundo, do Podcast Projetos Humanos
http://www.projetohumanos.com.br/temporada/o-coracao-do-mundo/
# 9º ano e Ensino Médio

Conteúdos variados

Maratona.edu, Grupo Santillana
https://www.gruposantillana.com.br/maratona.edu/familia?utm_source=email_moderna&utm_medium=email&utm_campaign=maratonaedu&utm_term=&utm_content=familias_3
# Todas as idades

Clubes de assinatura de livros

Clube Quindim
https://quindim.com.br/
# Ed Infantil # 1º e 2º ano # 3º a 5º ano # 6º a 8º ano

A Taba
http://www.ataba.com.br
# Ed Infantil # 1º e 2º ano # 3º a 5º ano

Bux Club
https://www.buxclub.com.br/loja
# 9º ano e Ensino Médio # Mães, Pais e Responsáveis

Tag livros
https://taglivros.com
# 9º ano e Ensino Médio # Mães, Pais e Responsáveis

Clube Africanidades
http://clubeafricanidades.com.br/
# 9º ano e Ensino Médio # Mães, Pais e Responsáveis

Teatro, dança e música

Peça “Contos partidos de amor”, da Palavra Z Produções Culturais
https://www.youtube.com/watch?v=deskTMqSM2E
# 3º a 5º ano # 6º a 8º ano

Clássicos (no Youtube): espetáculos de dança e música clássica
https://www.youtube.com/channel/UCYLws_xTqcf4l5LJAG62kBw
# 6º a 8º ano # 9º ano e Ensino Médio # Mães, Pais e Responsáveis

Grupo Corpo: a companhia vem liberando gratuitamente o acesso por streaming de algumas produções. Para acompanhar, siga @grupo_corpo no Instagram
https://www.instagram.com/grupo_corpo/?hl=pt-br
# 6º a 8º ano # 9º ano e Ensino Médio # Mães, Pais e Responsáveis

Cennarium: plataforma paga de streaming de espetáculos
https://www.cennarium.com.br/
# Todas as idades

Sesc Ao Vivo: shows e apresentações ao vivo todos os dias. Programação no Instagram: @sescaovivo
https://www.instagram.com/sescaovivo/?hl=pt-br
# Todas as idades

Cirque du Soleil: o grupo vem liberando gratuitamente o acesso por streaming de algumas produções. Para acompanhar, veja o canal do Youtube
https://www.youtube.com/user/cirquedusoleil
# Todas as idades

Passeios

Museus
https://artsandculture.google.com/partner?hl=pt-br
# Todas as idades

Japan House São Paulo: seguindo a hashtag #JHSPONLINE no canal da instituição no Youtube, há curiosidades, atividades e dicas sobre tradições japonesas
https://www.youtube.com/channel/UCYOtrUAlcPXNeRs5B_4GInA
# Todas as idades

Tour pelo Museu Frida Kahlo, no México
https://www.museofridakahlo.org.mx/es/el-museo/multimedia
# Todas as idades

Dirigindo por capitais mundiais — Istambul, Miami, Beijing – é possível regular a velocidade do carro e fazer o passeio ouvindo uma rádio local
http://driveandlisten.herokuapp.com/
# Todas as idades

Fundação Ema Klabin
https://emaklabin.org.br/destaque/casa-museu-em-casa?utm_source=news&utm_medium=email&utm_campaign=casamuseuemcasa-06-05-20
# Todas as idades

Aplicativos

Vivo Meditação: meditações guiadas
https://appstore.vivo.com.br/sc/br/vivostore/detalle/vivo-meditacao/57239/2046
# Todas as idades

Casa do Saber: espaço cultural com cursos sobre diversas áreas do conhecimento
https://app.casadosaber.com.br/
# 9º ano e Ensino Médio # Mães, Pais e Responsáveis

Khan Academy Kids
https://pt.khanacademy.org/kids
# Ed Infantil # 1º e 2º ano

Android e IOS

Human anatomy atlas: anatomia humana em 3D
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.visiblebody.atlas&hl=pt_BR
# 9º ano e Ensino Médio

Libby: biblioteca digital em inglês
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.overdrive.mobile.android.libby&hl=pt_BR
# 9º ano e Ensino Médio

Incredibox: para criar músicas com beatbox
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.sofarsogood.incredibox&hl=pt_BR
# 6º a 8º ano # 9º ano e Ensino Médio

Scrabble: jogo de palavras
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.pieyel.scrabble&hl=pt_BR
# 6º a 8º ano # 9º ano e Ensino Médio

Draw something: jogo de desenho e palavras
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.omgpop.dstfree&hl=pt_BR
# 6º a 8º ano

Cursos gratuitos

https://cursos.faber-castell.com.br/
# Todas as idades

https://educacao-executiva.fgv.br/busca?programa=64443&curso_tipo%5B0%5D=517&modalidade%5B0%5D=45&tipo_invest%5B1%5D=1
# Mães, Pais e Responsáveis

https://www.linkedin.com/learning/paths/trabalho-remoto-colaboracao-foco-e-produtividade
# Mães, Pais e Responsáveis

https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline
# Mães, Pais e Responsáveis

https://www.unasus.gov.br/cursos/busca?status=com%20oferta%20aberta&busca=&ordenacao=relev%C3%A2ncia%20na%20busca
# Mães, Pais e Responsáveis

https://codeiot.org.br/
# 9º ano e Ensino Médio # Mães, Pais e Responsáveis

https://alison.com/pt-BR/autor/stanford
# 9º ano e Ensino Médio # Mães, Pais e Responsáveis

Em inglês
https://academicearth.org/universities/mit/
# Mães, Pais e Responsáveis

Filmes

Clássicos que marcaram as últimas décadas, a partir dos anos 1930:

O Mágico de Oz (1939) | Imagem: Google Play

O Mágico de Oz (1939)

A música “Over the rainbow” foi eleita a melhor canção do cinema de todos os tempos pelo American Film Institute.
Disponível em: Now (R$6,90 - somente em aparelhos de tv e equipamento NET compatíveis em 4K); Google play (R$7,90)

Casablanca (1942) | Imagem: Google Play

Casablanca (1942)

Com Humphrey Bogart e Ingrid Bergman, ganhador de 3 Oscars e, em 2006, recebeu o título de melhor roteiro de todos os tempos pelo Writers Guild of America West.
Disponível em: Now (R$6,90); Google play (R$7,90)

Quanto Mais Quente Melhor (1959) | Imagem: Google Play

Quanto Mais Quente Melhor (1959)

Uma comédia com Tony Curtis, Jack Lemmon e Marilyn Monroe.
Disponível em: Google play (gratuito)

A Noviça Rebelde (1965) | Imagem: Google Play

A Noviça Rebelde (1965)

Julie Andrews obteve muito destaque e o longa recebeu vários Oscars, como de melhor diretor, para Robert Wise, e melhor filme.
Disponível em: Google play (R$11,90)

O Poderoso Chefão (1972) | Imagem: Google Play

O Poderoso Chefão (1972)

O maior sucesso de Francis Ford Coppola. Marlon Brando ganhou o Oscar de melhor ator - e recusou-se a receber o prêmio em protesto a favor dos indígenas americanos, que além de não acessarem papéis de destaque no Cinema, eram representados de maneira negativa nos filmes.
Disponível em: Netflix; Now (R$6,90); Google play (R$4,90)

De Volta Para o Futuro (1985) | Imagem: Google Play

De Volta Para o Futuro (1985)

Precursor da estética futurista, teve mais dois longas lançados posteriormente que deram sequência à história.
Disponível em: Now (R$6,90); Google play (R$9,90)

Titanic (1997) | Imagem: Google Play

Titanic (1997)

Concorreu a 14 categorias do Oscar e marcou a ascensão de Leonardo di Caprio, apesar de ele não ter sido premiado pela atuação.
Disponível em: Google play (R$11,90)

Cidade de Deus (2002) | Imagem: Google Play

Cidade de Deus (2002)

Longa de Fernando Meirelles mostrou uma parte do Brasil que o mundo não conhecia. Foi indicado a 4 Oscars.
Disponível em: Google play (gratuito)

Parasita (2019) | Imagem: Google Play

Parasita (2019)

Produção sul-coreana premiada nas categorias melhor filme e melhor diretor no Oscar 2019.
Disponível em: Now (gratuito); Google play (R$10,90)

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Como posso ajudar?

Quer colaborar com organizações e grupos que estão atuando para apoiar as pessoas mais vulneráveis neste momento? Conheça algumas iniciativas:

Combate Covid
https://combatecovid.org/#inicio

Cozinha de combate
https://abacashi.com/p/cozinha_de_combate

Mães da favela
https://www.maesdafavela.com.br/

Uneafro
https://www.vakinha.com.br/vaquinha/campanha-de-solidariedade-em-tempos-de-coronavirus

Ação da cidadania
https://www.acaodacidadania.com.br/formas-de-doar

Povos indígenas
https://www.vakinha.com.br/vaquinha/apoie-os-povos-indigenas

Unas Heliópolis:
https://www.unas.org.br/

Casa do Migrante
http://www.missaonspaz.org/noticias/acontecimentos/26-03-2020/como-ajudar-a-missao-paz-durante-a-pandemia-de-covid-19

Makers contra Covid
https://makerscontracovid.net.br/

Missão Covid
www.missaocovid.com.br

Instituto Anchieta Grajaú contra o Corona Vírus:
https://www.kickante.com.br/campanhas/instituto-anchieta-grajau-contra-coronavirus

Mapa Colaborativo Slow Food de agricultores familiares locais, produtores artesanais, cooperativas:
https://www.google.com/maps/d/viewer?mid=1CiGBuclqravVTv-L-L9Uxek9RRyFhQdM&shorturl=1&ll=-37.86366581256747%2C-91.16844356249999&z=2

Mapa de focos de vulnerabilidade em SP e levantamento de necessidades do Comusan (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional):
https://sites.google.com/usp.br/mav-sp/home

Sobrevivendo ao Coronavírus (no Instagram):
https://www.instagram.com/sobrevivendo_ao_corona/?igshid=1tovxg3p53qzb