Festa Junina tem novidades em 2019

Publicado em 14 de junho de 2019 às 15:21
Categorias: , , , , , , ,

No sábado, 8 de junho, o Dante realizou sua tradicional Festa Junina com mais de 10 horas de programação e 6 mil convidados! Entre as atrações, não poderia faltar o bingo beneficente organizado pela comissão de pais e as lindas danças dos alunos da Educação Infantil e do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. Os formandos da 3ª série do Ensino Médio também se apresentaram no final da festa, com uma mistura de quadrilha e músicas modernas, em uma grande brincadeira para se despedirem do Colégio. Em 2019, o evento também contou com algumas novidades que as crianças adoraram: entre as brincadeiras, havia uma oficina de slime e uma pista de carrinhos, além de uma barraca de caracterização e das barracas de jogos tradicionais como pesca e frango na panela. Já entre a grande variedade de comida, além dos pratos típicos, como as barracas de milho e churrasco – que fizeram um grande sucesso –, havia churros, crepe, frutas com chocolate e pastel, entre muitas outras delícias! “Estamos sempre com muitas novidades na Festa Junina, e este ano tivemos brinquedos infláveis diferentes, que os pequenos amaram, e algumas mudanças nas apresentações, já que antes as crianças do Maternal I e II só dançavam com os pais e agora já dançaram sozinhos e foram muito bem, estão com muito mais desenvoltura. Isso nós podemos atribuir a um trabalho que está sendo feito com as crianças em sala de aula para estimular sua autonomia”, conta a professora Angela Martins, coordenadora-geral pedagógica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I.

As danças começaram com os alunos do Maternal I e II, que apresentaram canções tradicionais juninas com letras adaptadas pela professora Suely Lerner, coordenadora do Departamento de Música. Eles dançaram e cantaram “No Caminho da Roça” e “Flor de Maracujá”. Em seguida, os alunos do Jardim fizeram uma das apresentações mais emocionantes do dia, com o casamento caipira e vários elementos de festejos tradicionais, como o pastoril e o bumba meu boi de Parintins. As crianças do 1º e 2º ano, por sua vez, dançaram a autêntica quadrilha combinada com ritmos tradicionais brasileiros. “Os ensaios começam com bastante antecedência, e o intuito é valorizar a cultura brasileira e a tradição, valorizando nosso folclore, nossa música popular, conhecendo ritmos de todo o país. Fazemos pesquisas para compor o repertório e adaptamos as músicas para a nossa realidade, criando canções exclusivas”, explica Suely.

“Na festa junina não pode faltar a alegria das crianças, que faz toda a diferença! Elas ficam superanimadas e empolgadas, e o resultado são essas apresentações lindas que pudemos ver. A festa junina faz parte da nossa cultura e, especialmente aqui no Dante, trata-se de uma festa muito tradicional, que as famílias aguardam ansiosamente. Estou no Colégio há 37 anos, amo meu trabalho e acho que é importante continuar realizando esse evento para perpetuar esses valores”, afirma a professora Márcia Nogueira, assistente da diretoria-geral pedagógica. “A dança e a arte são sempre estimulantes para as crianças. Os alunos se divertem muito, e também temos uma preocupação com o resgate cultural, valorizando o que cada região do Brasil tem e lhes ensinando diferentes ritmos, comidas típicas, tradições, além de incentivar a socialização entre eles”, diz a professora de música Shirleyne Diniz.

Outra novidade da festa foi uma equipe de três alunas da oficina de jornalismo “Dante em Foco” que fez a cobertura oficial pelas redes sociais do Colégio, realizando entrevistas e mostrando os destaques do evento. Bianca Alejandra Cesar Meza, do 5º ano D, Helena Orsini Morales, do 5º C, e Valentina Torck de Oliveira, do 5º A, receberam vários elogios pelo seu trabalho de reportagem, acompanhadas pelos professores de tecnologia Adriano Leonel e Jéssica Alves Vassaitis. As entrevistas completas ainda estão disponíveis na IGTV do Dante. Confira aqui.

, , , , , , ,