Festa do Livro celebra início de alfabetização dos alunos do 1º ano

Publicado em 30 de outubro de 2017 às 16:53

Alunos do 1º ano do Ensino Fundamental participaram, em 21 de outubro, da tradicional Festa do Livro, evento regado a músicas e homenagens que simboliza a entrada dos pequenos no mundo da alfabetização. Todos eles subiram ao palco mais de uma vez durante o encontro: em um dos momentos, receberam uma cópia da obra “… E a Lua sumiu”, de autoria de Milton Célio de Oliveira Filho e com ilustrações de Maté, um dos livros lidos em 2017, como recordação desse momento.

Os alunos também realizaram apresentações musicais, com letras e arranjos elaborados ou adaptados pelo Departamento de Música. Os pequenos dantianos – que cantaram e tocaram diversos instrumentos – apresentaram quatro peças: “Pé com pé”, de Sandra Peres e Paulo Tatit (com arranjo do Departamento de Música e regência do professor Humberto Cortez); excertos das sinfonias nº 5 e nº 9, de Beethoven; e “Sempre há o amor”, de Howard Ashman (com letra da professora Suely Lerner).

Na abertura do evento, a diretora-geral pedagógica, professora Silvana Leporace, falou da importância do letramento na formação dos cidadãos. “Hoje é um dia muito especial, pois simboliza a entrada desses alunos, que leram vários livros no decorrer do ano, no mundo do letramento. A educação se preocupa com a formação do indivíduo crítico e responsável na sociedade, e um dos caminhos para isso é desenvolver competências em leitura e escrita por meio de obras literárias motivadoras e desafiadoras”, disse.

O presidente do Dante, dr. José Luiz Farina, também abordou a importância da leitura, além de ter comentado o valor dos pais para inspirar as crianças a se aproximarem da literatura. “Ler é um hábito poderoso, pois nos faz conhecer melhor o mundo. É muito importante para todas as idades”, comentou. “Com o tempo, no entanto, as crianças podem sentir mais atração por atividades que nada têm a ver com a leitura. Como mudar isso? É importante organizar o dia a dia dos jovens e oferecer diversos tipos de atividade. Os pais também são modelo para isso, pois podem dar o exemplo e mostrar o impacto que a leitura tem na vida deles.”

Conduzido pela maestrina Gisele Cruz, o grupo VocalDante se apresentou três vezes. Além de cantar o hino do Dante, o coral apresentou duas canções: Try everything (de Sai Furlar, Tor Erik e Mikkel Eriksen) e Hallelujah (de Leonardo Cohen, com arranjo de Roger Emerson).