Festa do Livro anima sábado no Dante

Publicado em 3 de outubro de 2019 às 16:47
Categorias: , , ,
alunos na festa

No sábado, dia 28 de setembro, o Dante ficou cheio de alunos e suas famílias para celebrar a Festa do Livro. O evento, que já é uma tradição no Colégio há muitos anos, é destinado para todos os estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental e representa para eles um marco no aprendizado, quando passam a ser considerados verdadeiros leitores. “Não é bem sobre marcar a alfabetização, porque isso trabalhamos desde o comecinho da vida escolar, lá do Maternal I, sempre estimulando. Mas é um momento importante, que mostra que eles já têm capacidade de ler bem, e a festa marca a vida das crianças”, explica a professora Márcia Nogueira, assistente da diretoria-geral pedagógica.

alunos tocando instrumentos

Divididas em três turmas, todas as classes do 1º ano participaram da cerimônia, que tem como ponto alto o momento em que cada aluno é chamado ao palco para receber uma salva de palmas e ganhar um livro de presente. A obra é um mistério até a chegada da festa, o que faz com que os pequenos fiquem muito curiosos, ansiosos para descobrir que livro vão ganhar. Este ano, a obra escolhida foi “O Grande Rabanete”, um clássico de Tatiana Belinky, que ganhou uma nova edição com ilustrações diferentes.

aluna ganhando livro no palco

“Ler é ganhar asas para o mundo”

Com a frase “Ler é ganhar asas para o mundo” no telão ao fundo do palco, a cerimônia homenageou os alunos do 1º ano e também as professoras da série, que foram presenteadas com flores. Participaram do evento o presidente do Colégio, dr. José Luiz Farina, a professora Valdenice Minatel M. de Cerqueira, diretora-geral pedagógica do Dante, e a professora Angela Martins, coordenadora-geral pedagógica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I.

professoras homenageadas

A professora Valdenice fez um discurso muito bonito e emocionante na abertura da cerimônia: “Que privilégio podermos celebrar o livro e a leitura. O Colégio Dante Alighieri está em festa! Não há orgulho maior para uma escola do que alfabetizar e formar leitores interessados, críticos e competentes, proporcionando leitura de qualidade para seus alunos. A leitura de um livro é uma viagem no mundo da descoberta, da criatividade e do conhecimento”.

Apresentações musicais

crianças tocando instrumentos

A festa também contou com apresentações musicais dos estudantes, que montam uma verdadeira orquestra e tocam vários instrumentos, além de um vídeo emocionante mostrando o dia a dia deles na escola e números do VocalDante, o coral do Colégio. O hino nacional do Brasil, que abriu as cerimônias, também foi cantado por eles. Este ano, o VocalDante Kids apresentou as canções “Amigo Estou Aqui”, trilha do filme Toy Story, da Disney/Pixar, e “Fireworks”, da cantora Katy Perry. Já o VocalDante Teens cantou “Descobridor Dos Sete Mares”, de Tim Maia, e “Dancing Queen”, do ABBA. Voltando aos alunos do 1º ano, eles apresentaram versões orquestradas de “Brasileirinho” e “Carnaval dos Animais”, celebrando a música brasileira, e no encerramento da cerimônia, após o hino do Dante, se despediram cantando “Sempre Há O Amor”, música originalmente composta por Alan Menken e Howard Ashman para a animação da Disney “A Pequena Sereia”, que ganhou nova letra feita pela professora Suely Lerner, coordenadora do Departamento de Música. As apresentações musicais levantaram a plateia, fazendo o ginásio Túlio Nelson Canali, que estava lotado, vibrar.

vocaldante kids
, , ,