Festa da República Italiana traz cônsul ao Colégio

Publicado em 5 de junho de 2018 às 9:28
Categorias:

Como já é tradição, o Colégio Dante Alighieri comemorou o Dia da República Italiana com muita festa. A Itália se tornou uma república no dia 02 de junho de 1946, após um referendo popular. Para celebrar a data, o Colégio reuniu alunos, professores e membros da diretoria no pátio central para o hasteamento das bandeiras do Brasil e da Itália e as apresentações dos hinos nacionais dos dois países. O evento ainda contou com a ilustre presença do ministro Michele Pala, cônsul-geral da Itália em São Paulo.

Também estiveram presentes o presidente do Colégio Dante Alighieri, dr. José Luiz Farina, os conselheiros e associados José Perotti, João Ranieri, Milena Montini, Paulo Savoldi, Salvador Pastore, Andrea Matarazzo, Gian Vittorio Taralli, Carlo Cirenza e Celso de Souza Azzi, o professor Augusto Bellon, diretor do Departamento de Educação do Consulado da Itália em São Paulo, o dr. Alfio Paglia, presidente da Associação de Ex-Alunos do Colégio Dante Alighieri (AEDA), e o dr. Michele Gialdroni, diretor do Istituto Italiano di Cultura.

Todas as crianças participaram carregando bandeirinhas do Brasil e da Itália e cantando os hinos. Os alunos Leo Guerchfeld (5º ano C) e Julia Bighetti Brito (5º ano D) foram responsáveis por hastear as bandeiras do Brasil, da Itália e do Colégio Dante Alighieri. Já a estudante Maria Gabriella Ramozzi Chiarottino, do 4º ano B, leu um texto comemorando a data e contando a história do Colégio, que foi fundado por famílias imigrantes italianas em 1911. Os alunos do Curso de Língua e Cultura Italiana (CLeCI) também se apresentaram cantando a canção “Volare”, do cantor pop italiano Fabio Rovazzi.

Ao final da cerimônia, o cônsul italiano Michele Pala fez um discurso emocionante fortalecendo os laços entre os dois países e ressaltando a importância do Colégio para a comunidade italiana, celebrando sua língua e sua cultura.