Siga nas redes sociais Facebook Instagram YouTube Linkedin
Dante Escuta
Moodle Colégio Dante Alighieri
Home / Destaque / Notícias / Notícias da Home / Notícias em Destaque

FeNaDANTE 2020 edição online: saiba como foi

Imprimir Compartilhar Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Google Plus
Em 5 de outubro de 2020

Entre os dias 22 e 26 de setembro aconteceu a 2ª edição da FeNaDANTE, a Feira Nacional de Ciência e Tecnologia do Colégio Dante Alighieri. Em vista da pandemia causada pelo novo coronavírus, a feira aconteceu de maneira virtual a fim de atender às medidas sanitárias estabelecidas pelos órgãos de saúde para o controle da disseminação da doença.

Foram selecionados mais de 150 projetos de todo o Brasil, divididos em três categorias de avaliação nomeadas em homenagem aos grandes pintores renascentistas italianos: Leonardo da Vinci, Galileo Galilei e Michelangelo.

Pércia Barbosa, coordenadora assistente do programa Cientista Aprendiz e uma das organizadoras da FeNaDANTE, compartilha sua opinião de que a inauguração da categoria Michelangelo, representada por meio de salas virtuais de “Catalisador Científico”, foi a grande novidade que a feira deste ano trouxe para todas as feiras de pré-iniciação científica do Brasil. “O fato de essa categoria permitir que propostas de pesquisa tivessem espaço para diálogo com especialistas de diferentes áreas do conhecimento foi muito construtivo e positivo para os participantes”, afirma.

A categoria Michelangelo foi formulada para a FeNaDANTE deste ano principalmente por causa do cenário de pandemia e isolamento social, que acabou por impactar a vida de muitos estudantes diante das inúmeras adversidades vivenciadas ao longo de 2020. Muitos alunos tiveram suas pesquisas interrompidas por falta de infraestrutura, acesso à internet, suspensão de aulas e afins.

Dia a dia da FeNaDANTE

Ao longo dos cinco dias da feira, os projetos foram apresentados em salas de avaliação on-line síncronas, em encontros realizados pelo Zoom. E dentre os avaliadores estavam pesquisadores de diversas universidades brasileiras.

Envolvendo todas as áreas de conhecimento científico, os temas dos projetos foram os mais diversos e plurais, como os citados abaixo:

Após todas as apresentações dos projetos, a feira ainda contou com duas mesas-redondas de bate-papos essenciais para a educação, a produção de conhecimento científico e a sociedade. A primeira delas abordou o seguinte tema: 

A conversa foi mediada pela professora Sandra Tonidandel, diretora pedagógica do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, e contou com a participação da professora Roseli de Deus Lopes, organizadora da Febrace; do professor Ricardo Fonseca, organizador da Mocica; e do professor André Luis Viegas, organizador da Mostratec.

Já a segunda mesa-redonda teve como tema:

Desta vez, o bate-papo foi mediado pela professora Verônica Cannatá, coordenadora de Tecnologia Educacional do Dante, com os convidados: professoras Sônia Lopes e Suzana Ursi, do Instituto de Biociências da USP; e Peterson Lásaro Lopes, do Instituto Federal de São Paulo.

Encerramento e premiações

A professora Pércia Barbosa afirma que o saldo da FeNaDANTE on-line foi possibilitar “o engajamento e a motivação de muitos jovens cientistas, permitindo a todos uma nova oportunidade de apresentar pesquisas em desenvolvimento, além de se mostrar um espaço capaz de promover a educação e a divulgação científica, ambas tão necessárias para os tempos atuais”.

A feira deste ano teve 24 categorias de premiação. Você pode visualizar cada projeto vencedor por meio deste link e assistir à cerimônia de encerramento no vídeo abaixo:  

Categorias: Destaque, Notícias, Notícias da Home, Notícias em Destaque
error: Conteúdo protegido!!