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Entre os dias 22 e 26 de setembro aconteceu a 2ª edição da FeNaDANTE, a Feira Nacional de Ciência e Tecnologia do Colégio Dante Alighieri. Em vista da pandemia causada pelo novo coronavírus, a feira aconteceu de maneira virtual a fim de atender às medidas sanitárias estabelecidas pelos órgãos de saúde para o controle da disseminação da doença.
Foram selecionados mais de 150 projetos de todo o Brasil, divididos em três categorias de avaliação nomeadas em homenagem aos grandes pintores renascentistas italianos: Leonardo da Vinci, Galileo Galilei e Michelangelo.
- Leonardo da Vinci – incluiu projetos com metodologia de pesquisa definida e com resultados parciais ou totais.
- Galileo Galilei – incluiu projetos com metodologia de pesquisa definida, mas ainda sem resultados.
- Michelangelo – com salas de “Catalisador Científico”, a fim de proporcionar encontros entre estudantes e professores da área que auxiliassem os alunos em seus projetos, a categoria incluiu propostas de pesquisa em sua fase primária, ainda sem metodologia de definida.
Pércia Barbosa, coordenadora assistente do programa Cientista Aprendiz e uma das organizadoras da FeNaDANTE, compartilha sua opinião de que a inauguração da categoria Michelangelo, representada por meio de salas virtuais de “Catalisador Científico”, foi a grande novidade que a feira deste ano trouxe para todas as feiras de pré-iniciação científica do Brasil. “O fato de essa categoria permitir que propostas de pesquisa tivessem espaço para diálogo com especialistas de diferentes áreas do conhecimento foi muito construtivo e positivo para os participantes”, afirma.
A categoria Michelangelo foi formulada para a FeNaDANTE deste ano principalmente por causa do cenário de pandemia e isolamento social, que acabou por impactar a vida de muitos estudantes diante das inúmeras adversidades vivenciadas ao longo de 2020. Muitos alunos tiveram suas pesquisas interrompidas por falta de infraestrutura, acesso à internet, suspensão de aulas e afins.
Dia a dia da FeNaDANTE
Ao longo dos cinco dias da feira, os projetos foram apresentados em salas de avaliação on-line síncronas, em encontros realizados pelo Zoom. E dentre os avaliadores estavam pesquisadores de diversas universidades brasileiras.
Envolvendo todas as áreas de conhecimento científico, os temas dos projetos foram os mais diversos e plurais, como os citados abaixo:
- sustentabilidade;
- produção agrícola;
- doenças pulmonares;
- importância de insetos polinizadores;
- tratamento de resíduos nucleares e de mineradoras;
- bullying;
- reutilização de roupas como ferramenta socioeconômica;
- aprimoramento da energia solar;
- adubação do solo;
- tratamentos alternativos e utilização de células-tronco para cura de doenças;
- inclusão digital de idosos;
- violência contra a mulher;
- inteligência artificial;
- tratamento para o câncer;
- protótipos para melhor produção de baterias automobilísticas.
Após todas as apresentações dos projetos, a feira ainda contou com duas mesas-redondas de bate-papos essenciais para a educação, a produção de conhecimento científico e a sociedade. A primeira delas abordou o seguinte tema:
- “A importância da pré-iniciação científica para a motivação e o interesse dos jovens para as carreiras científicas e para aqueles que não pretendem seguir essa carreira”
A conversa foi mediada pela professora Sandra Tonidandel, diretora pedagógica do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, e contou com a participação da professora Roseli de Deus Lopes, organizadora da Febrace; do professor Ricardo Fonseca, organizador da Mocica; e do professor André Luis Viegas, organizador da Mostratec.
Já a segunda mesa-redonda teve como tema:
- “A importância da pré-iniciação científica para a Educação Científica dos cidadãos e para o combate às fake news”
Desta vez, o bate-papo foi mediado pela professora Verônica Cannatá, coordenadora de Tecnologia Educacional do Dante, com os convidados: professoras Sônia Lopes e Suzana Ursi, do Instituto de Biociências da USP; e Peterson Lásaro Lopes, do Instituto Federal de São Paulo.
Encerramento e premiações
A professora Pércia Barbosa afirma que o saldo da FeNaDANTE on-line foi possibilitar “o engajamento e a motivação de muitos jovens cientistas, permitindo a todos uma nova oportunidade de apresentar pesquisas em desenvolvimento, além de se mostrar um espaço capaz de promover a educação e a divulgação científica, ambas tão necessárias para os tempos atuais”.
A feira deste ano teve 24 categorias de premiação. Você pode visualizar cada projeto vencedor por meio deste link e assistir à cerimônia de encerramento no vídeo abaixo: