Home / Destaque / Ensino Fundamental II / Notícias

Exposição “Rios Invisíveis” provoca reflexão sobre sustentabilidade

Em 10 de dezembro de 2018

Os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental encerraram os estudos de geografia em 2018 com uma exposição especialmente desenvolvida para o projeto “Rios Invisíveis”. Em cartazes expostos na colmeia com recursos de realidade aumentada, os estudantes fizeram um apelo para que as pessoas não joguem lixo nas ruas, rios e córregos e informaram sobre a existência e a localização dos “rios invisíveis”, que foram canalizados, aterrados ou que tiveram seu tamanho e curso alterado e acabaram escondidos. Um deles é o córrego Iguatemi, que passa bem na frente do Dante e é desconhecido pela maioria da população. Hoje canalizado e debaixo da terra, o Iguatemi corta o parque Trianon em frente ao Colégio, segue descendo pela avenida Nove de Julho e deságua no rio Pinheiros, na marginal.

A exposição trazia mensagens como “Estou aqui embaixo, mesmo que não pareça. Não jogue lixo no chão, o bueiro o traz até mim”; “Basta procurar, eles estão bem debaixo dos nossos pés”; e “Rios invisíveis: só porque você não vê, não significa que não estejam lá”. Com apoio do Departamento de Tecnologia, o recurso de realidade aumentada aplicado nos cartazes era o leitor de imagem HP Reveal, que consegue identificar fotos e ilustrações por meio de um aplicativo de smartphone, levando ao usuário uma série de informações, links e conteúdos relacionados.

Foto: Fernando José de Souza – 2016

“O objetivo era despertar no aluno a importância dos recursos naturais e de preservá-los com desenvolvimento sustentável. Visitamos alguns córregos da cidade de São Paulo, observando de perto a diferença dos que estão preservados e limpos para os que estão poluídos. Foi um projeto muito interessante e vamos continuar em 2019, começando a partir do 6º ano”, conta a professora Márcia Saltini, coordenadora do Departamento de Geografia.

Categorias: Destaque, Ensino Fundamental II, Notícias